ENVELHECER COM SABEDORIA

Todos nós envelhecemos, é claro, mas poucos sabem fazê-lo com sabedoria. Uma das primeiras lições que devemos aprender é identificar e respeitar as limitações que a idade nos impõe. Além disso, ao aceitar estes limites, devemos evitar o sentimento de autopiedade, e a tendência de nos fazer de coitados aos olhos dos outros.

Envelhecer com discernimento é também aprender a lidar com nossos problemas e com os das outras pessoas. Muitos de nós vivem se queixando constantemente. Alguns reclamam de terem sido esquecidos por seus familiares, pois nem sequer recebem um telefonema ou visita. Infelizmente isso é verdade em muitas famílias, no entanto, às vezes é difícil manter uma conversa agradável com alguém que passa o tempo todo se lamuriando ou que só fala de doença. Ainda que o abandono seja a triste realidade para alguns de nós, precisamos driblar o isolamento e a solidão. Temos que encontrar, ou reencontrar, pessoas que nos façam rir, que contem histórias engraçadas, e que gostem da nossa companhia.

Saber envelhecer é uma arte, e isso não pressupõe assistir televisão o dia inteiro. Ser um mero espectador é uma atitude bastante passiva. Embora a TV seja fonte de divertimento e cultura, nós também precisamos ter um papel ativo em nossa rotina. É importante que façamos uma atividade criativa que nos dê prazer. Podemos ler, fazer palavras cruzadas, pintar, escrever, aprender uma língua estrangeira, ter um hobby, jogar algum jogo, enfim, devemos sempre fazer com que nosso cérebro trabalhe para estimular os neurônios.

Só nos resta lembrar um último detalhe para aqueles que pretendem envelhecer bem. Nunca se esqueçam do tripé da sabedoria: vivam o presente, mantenham a mente aberta, e sejam otimistas.

Beth Rangel
Enviado por Beth Rangel em 10/01/2015
Código do texto: T5096780
Classificação de conteúdo: seguro