Selfie-se quem puder (e quem quiser)

Não pensava em escrever sobre o assunto, mas os flashes alheios acabaram me alcançando. Os sites só falam em selfies, as pessoas só querem fazer selfies, enchem sua paciência para fazer selfies. Agora, existe até "pau" para selfie. Parece que nem bem o pau entrou já vai ter que sair (inventaram um drone para bater selfies, segundo as notícias de hoje). Desculpem-me pela frase mal feita, mas tudo isso virou um grande mau gosto mesmo.... Que diferença faz se expressar bem ou mal?

Há muitos anos, as pessoas já se autorretratavam. Era mais dificultoso, mas era engraçado. O momento proporcionava boas risadas. Importaram o termo "selfie" para dar corpo a algo que já existia, mas acabaram estragando com o que deveria ser natural. Sinto falta de quando "batíamos fotos". Fotos com máquinas, não com smartphones. Qual a diferença? Muita. As máquinas fotográficas nos davam prazer, os smartphones nos dão obrigação. Sim, obrigação de sorrir amarelo para as redes sociais. As pessoas perderam o controle da situação e o senso do ridículo. Perderam o respeito por aqueles que gostariam de tirar uma foto para guardar de recordação e com carinho. Resumiram momentos únicos, alegres e de prazer em momentos de puro exibicionismo. Jogam seus rostos e corpos aos leões da internet, na esperança de animar seus egos insatisfeitos.

Agora eu pergunto... Adianta o mundo ser plural e cheio de encanto para as pessoas não o perceberem e só se congratularem perante os smartphones? Adianta saírem com os amigos e só pensarem nas selfies que postarão para os outros "curtirem" ? Adianta tirarem trocentas selfies de si, para no fim só escolherem uma e ganharem comentários chulés? Adianta eu escrever tudo isso, enquanto milhares de selfies são tiradas e postadas? Por hoje já chega...

Paloma Dias
Enviado por Paloma Dias em 09/01/2015
Código do texto: T5095641
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.