PERNAS,BARRIGAS,TOPS E CORRIDAS

Nunca ouvi a voz da Andressa Urach ou a vi na TV, mas como uma usuária do e-mail do Yahoo fiquei a par diariamente do problema que ela enfrentou e dei de cara muito a contragosto com as suas fotos no hospital, que estão no meio de um empurra-empurra sobre quem as vazou para a imprensa: a própria Andressa ou algum médico mal intencionado.

De novo ela surgiu hipersexualizada mesmo com as pernas feridas,olhando para a câmera,um lençol posicionado estrategicamente em cima do corpo. Uma amiga disse que o vazamento das fotos serviria para convencer as pessoas sobre esses procedimentos estéticos arriscados.

Tenho minhas dúvidas.

Ontem fui correr no auge da tpm e do formato de balão, aquele dia em que todas as roupas torturam o inchaço na nossa barriga. Sou daquelas pessoas que de pensar no verão já começam a transpirar, então não há tecido dry-fit que resolva: a camiseta vai parar amarrada na cintura e corro de top, sem medo de ser feliz. E olha que normalmente a minha barriga já é mais máquina de lavar do que tanquinho. Mas conheço mulheres lindas que já me disseram não ter coragem de fazer o mesmo enquanto já perdi a conta de quantos homens vejo correndo sem camisa. Eles ganhariam de lavada se fizéssemos um placar.

Nós mulheres somos os maiores produtos dessa capitalização do corpo: é como se tivéssemos valores que mudam de acordo com nosso peso,barriga,pernas. Quanto mais jovem a pele e mais definidas as coxas, maior a nossa cotação.

Nesse supermercado onde a aparência é o item mais exposto viramos consumidoras confusas a desejar as pernas da Salimeni,a bunda da Jennifer Lopez ou os cabelos da Gisele Bundchen.E ao não podermos ter nenhuma desses falsos objetos do desejo nos escondemos em fotos que mostram o que não somos, atrás de comparações injustas e em camisetas quentes por 5,10,15 km.

Precisamos realmente disso?

A Andressa disse em uma entrevista que "perdemos a saúde para ter dinheiro". Esse é o trabalho dela e não cabe a nós julgar e sim levar a discussão para o nosso ambiente, o de professoras,engenheiras,corredoras, donas-de casa para deixarmos de perder a alegria por causa da beleza e termos uma relação de amor com nossos tops,biquinis,vestidos e acima de tudo com os corpos mais lindos e abençoados: os nossos.

D.SConsiglio

Débora Consiglio
Enviado por Débora Consiglio em 07/01/2015
Código do texto: T5094049
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2015. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.