Vê se dá uma engordada

– E vê se dá uma engordada, hein?

Este foi o hit do verão. Ouvi essa frase de todo mundo que não me via há muito tempo e que por isso também não sabia que eu andava tão magro. E como parece intolerável que exista um magro perto de nós, foi-me oferecido todo tipo de guloseima para que eu engordasse – ainda que à custa da minha saúde. Recusei o que pude, mas a verdade é que não pude muito. Ao término de duas semanas, voltei para casa três quilos mais gordo – mas ainda magro. E sei que não precisarei fazer nenhum esforço para perdê-los dentro de alguns poucos dias.

É verdade, ando magro mesmo. Pelo menos, mais magro do que sempre fui. De cinco anos para cá, eu perdi quase 10 quilos e já não estou certo se peso o suficiente para fazer uma doação de sangue. Mas há uma razão para todo esse emagrecimento – e não é a anemia ou problema de tireóide, como chegaram a aventar. Acontece que eu passei a morar sozinho, o que na prática significa que não tenho mais a comidinha da mamãe. Dependo dos restaurantes, e neles nunca posso comer muito, sob pena de estourar o meu orçamento. Deixei de jantar, pelo menos de jantar comida de verdade. E, como se não bastasse, ainda comecei com umas frescuras na minha alimentação.

Isto é, eu dei para ser saudável. Cortei refrigerante e batata-frita, diminui as gorduras, passei a controlar o açúcar e o sódio. Carne eu como pouco, e em geral apenas os cortes leves. Verduras eu pego todas. Como muitas frutas. Beber, eu nunca bebi. Sou um exemplo para os nutricionistas, sobretudo porque moro sozinho e não sei cozinhar. Mas tudo isso tem um preço, que é o de emagrecer terrivelmente. Quando me dei conta que as calças estavam começando a cair, tive a ilusão de que talvez fosse possível engordar com saúde também. Mas isso durou até ver o preço do quilo da noz – minha conta bancária não é das mais gordas.

Esses dias uma amiga falou para eu relaxar, que depois dos 40 a coisa muda – eu só não sei se ela se referia à idade ou aos quilos.

Henrique Fendrich
Enviado por Henrique Fendrich em 07/01/2015
Código do texto: T5093619
Classificação de conteúdo: seguro