Os turistas
Com as mãos repletas de sacolas, a pele branca sem marcas de sol, numa cidade onde o sol escaldante do verão estava queimando a todo vapor ia logo os"entregando":Eram turistas!!!
Haviam saído cedo da pousada e na euforia e ansiedade de andar pela "Cidade Maravilhosa”, não tomaram a primeira refeição do dia.
Era uma família: O marido, a esposa e uma filha já adulta. Mãe e filha paravam em todas pequenas lojas e camelôs em busca de "lembrancinhas".O pai resignado observava de longe a alegria das duas:pareciam duas meninas animadas,alegres,felizes,despreocupadas.Sem que elas de dessem conta, ele encostou em uma arvore na calçada.Então ele falou:
-Vão demorar muito ainda?Esse calor está me fazendo mal. Preciso parar em um local mais fresco e tomar alguma coisa gelada.
-Já estamos indo. Quer parar em alguma lanchonete? Aí a gente aproveita e come.
-Ah!Passamos por um restaurante que tinha “uma cara boa”, podemos ir nele aí a gente almoça,é melhor do que comer lanche.
Sem querer contrariar ele andou ao lado delas até chegarem ao referido restaurante. Após terem se acomodado, ele falou:
-Não estou me sentindo bem. Preciso tomar água.
Elas olharam para ele e ele estava pálido. Gotas de suor escorriam pelo rosto... Quando a garçonete chegou com a água ao invés de tomá-la, ele molhou o rosto.
A mulher olhou para o marido ele estava empalidecendo... Os lábios estavam roxos. Uma pessoa da mesa ao lado diante da preocupação delas falou:
-Molhe a nuca dele, deve ser devido ao calor. Como é a pressão dele?
-Normalmente é alta,mas acho que caiu, andamos muito e não tínhamos comido nada.
Ele apoiou a cabeça na mesa e antes que alguém pudesse fazer alguma coisa, ele foi escorregando e caiu no chão desmaiado. O desespero bateu nas duas mulheres. Elas não conheciam ninguém naquele local, nem naquela cidade.
-Socorro!Ajudem meu marido!
Pessoas desconhecidas se levantaram nas mesas, alguém falou para chamar um táxi. Ela saiu na rua apressada, esbaforida, aflita. Agitou as mãos para um táxi que passava naquele exato momento, porém ele não quis parar. Ao ver o pai caído a filha saiu correndo pedindo ajuda(não sabia a quem pedir ajuda).Um carro que passava no momento parou.Uma pessoa abriu a porta do carro e falou:
-O coloque dentro do carro que eu levo vocês onde vocês quiserem!Sem sequer pensar em alguma maldade ou algo do gênero, elas o colocaram dentro do carro do desconhecido e entraram junto.
-Onde vocês querem levar ele?Vi que o taxista não parou... Eles têm medo que morra dentro do táxi.
-Queremos ir num Pronto socorro.
-Eu também não sei onde fica. Moro do outro lado, eu só estava passando por aqui.
Nisso, uma mulher que estava de lado ouvindo tudo disse:
-Eu indico a direção. Já Morei aqui perto.
A mulher também entrou no carro indicou o caminho, olhou para o homem pálido e falou para o moço dono do carro:
-Mete a mão na buzina e vai abrindo caminho...
O moço os levou até a UPA (Unidade de Pronto Atendimento).Esperou que ele fosse atendido, depois foi embora.A mulher que indicou o caminho após descer na UPA, desejou sorte a todos e também foi embora.Depois que ele foi atendido e medicado e ela já estavam mais calmas,perceberam que nem sabiam os nomes dos desconhecidos que os haviam ajudado.
PS: A pressão dele havia “caído” a tal ponto que por várias vezes não foi possível medir.O calor,e por não ter tomado o café da manhã,causou todo estrago.Mas graças a solidariedade de desconhecidos tudo terminou bem.