HOMOSEXUALISMO - A NATUREZA DAS ESCOLHAS

Quando se aborda o tema “opção sexual”, nos deparamos com as mais diversas reações. A sociedade de um modo geral, tanto ocidental quanto a oriental está a passos lentos em termos de conhecimento e aceitação das experiências sexuais entre pessoas do mesmo sexo, fazendo com que a maioria desses indivíduos se mantenha em segredo sobre suas práticas por medo de sanções, rejeição e até perseguições de governos, ou da própria família.

A palavra “gay” geralmente se refere à homossexualidade masculina e em sentido mais amplo, para referir-se a todas as pessoas “LGBT”.

“Lésbica” é o termo atribuído à homossexualidade feminina, por ter sido primeiramente usado em poemas de Safo e é derivado da Ilha de Lesbos, onde a poetisa relata seus relacionamentos com jovens mulheres.

Ao longo da história da humanidade inúmeras parcerias românticas entre indivíduos do mesmo sexo, permanentes ou não, foram relatadas e registradas. Em algumas culturas foram toleradas em outras condenadas inclusive com a pena de morte, e até meados do século XX consideradas como doenças ou distúrbio mental.

Desde a Grécia antiga a pederastia era utilizada e tolerada. Aristóteles, em sua obra “Política” afirmou que os Bárbaros e Celtas consideravam isso como uma honra e alguns povos mediterrâneos utilizavam essa prática como regulador da população.

Hoje em dia, após muitas pesquisas, constatações e defesas o homossexualismo se enquadra dentro das quatro categorias das orientações sexuais, juntamente com a bissexualidade, heterossexualidade e a assexualidade e, diga-se de passagem, não é atributo exclusivo do ser humano, sendo detectada também em inúmeras espécies animais.

Juridicamente as relações homossexuais variam muito de um país para outro. Em alguns o casamento entre pessoas do mesmo sexo é legalizado em outros é considerado como crime sujeito a severas penalidades.

Desde 1973 a homossexualidade não é mais considerada como distúrbio mental pelas organizações internacionais de saúde, recomendando-se inclusive que as pessoas não tentem alterar essa orientação sexual posicionando-se contra a discriminação ou algo que prejudique a sociedade, mas somente no ano de 1991, a Anistia Internacional passou a considerar a discriminação contra homossexuais uma violação aos direitos humanos.

“Em 1984, a Associação Brasileira de Psiquiatria posicionou-se contra a discriminação e considerou a homossexualidade como algo não prejudicial à sociedade, quando aprovou uma resolução que dizia:

- Considerando que a homossexualidade em si não implica em prejuízo do raciocínio, estabilidade, confiabilidade ou aptidões sociais e vocacionais, razão pela qual opõem-se a toda discriminação e preconceito, tanto no setor público quanto no privado, contra os homossexuais de ambos os sexos.” (fonte: Wikipédia)

Ainda assim, a maioria de nós que fomos ouvindo ao longo da vida que “os opostos se atraem” não entendemos a fundo o que leva as pessoas terem essa opção sexual.

É um longo caminho a percorrer nesse entendimento... Teremos que quebrar tabus, preconceitos, abrir a mente e desenvolver um grande sentimento de aceitação de algo que nos foi imposto desde a mais tenra infância como sendo um grande “pecado”.

Seguimos dizendo que cada pessoa deve ter o livre arbítrio sobre seu corpo, suas opções, mas mesmo sabendo disso ainda precisamos converter esse nosso discurso em uma verdade.

LEZA

WALDEREZ SEVERO SMIDT
Enviado por WALDEREZ SEVERO SMIDT em 05/01/2015
Código do texto: T5092078
Classificação de conteúdo: seguro