As Nishikigois
Depois de ter passado seis dias ausente de casa, retornei.A saudade era imensa, pois por mais lindo que possam ser os lugares que visitamos nada supera a tranquilidade segurança de nosso lar.Quando ví a quilometragem no painel do carro indicando estar chegando fiquei feliz(afinal já me sentia "em casa").
Minha filha desceu do carro primeiro e entrou, estava ansiosa e cansada como eu.Ouvi quando ela gritou:
-Mãe!Os peixes morreram todos!
Quase corri com a mala na mão, como se ainda fosse possível fazer algo.O que vi fez com que eu me desesperasse:
-Minhas carpas Nishikigois que estavam comigo desde pequeninas (ha quase dez anos)estava todas mortas e boiavam na superfície do lago!Joguei a mala no chão e chorei.Lembrei que antes de viajar havia colocado ração para elas ,elas haviam subido à tona para comer e eu dei "Tchau" para elas como se elas pudessem responder.Eu falava com elas todos os dias na hora de alimenta-las,sentia que elas me conheciam, agora elas estavam ali mortas e eu não pude socorre-las.
Havia chovido muito logo depois que saí para viajar, a bomba do laguinho parou de funcionar e a água se tornou imprópria.Faltou oxigênio e isso levou-as à morte.Fiquei imaginando a agonia delas e isso me fez chorar, elas dependiam de mim e, quando precisaram eu estava distante, me divertindo enquanto elas agonizavam....
Prometeram me dar outras carpas....Mas é assim tão fácil substituir uma vida?"Só porque eram animais???
Elas me conheciam...