OS "FAROFEIROS"
Na semana passada enquanto arrumava as malas para ir viajar, repentinamente lembrei-me do tempo em que eu (ainda menina) viajava para a casa de minha avó nos finais de ano. Passava o ano contando os meses e me esforçando para ir bem à escola, pois se fosse reprovada, o castigo era não viajar. Íamos de trem, pois era mais barato, assim poderia ir a família toda (éramos em seis irmãos).
A gente não levava lanche para comer no caminho, pois dentro do trem passava um garçom vendendo pão com mortadela e guaraná. Era muito gostoso e divertido viajar no trem e juntos cantávamos acompanhando a melodia que parecia vir das rodas (ou dos trilhos):
-Café com pão, bolacha não... Café com pão bolacha não....
Quando chegávamos à casa de minha avó, era uma verdadeira festa!Corríamos pelo enorme quintal repleto de arvores frutífero e animais. Subíamos nos pés de manga, nos pés de tamarindo... Era só alegria.
No dia de voltarmos para casa, minha avó jogava milho para as galinhas e elas vinham correndo para comer. Um de nós escolhia um frango. Então algum menino corria atrás do escolhido até pegar... Ela fazia um ensopado com o frango escolhido e depois fazia uma farofa para comermos durante a viagem de volta. Quando já no trem, abríamos a lata com a farofa e comíamos felizes...
Hoje já não viajamos mais de trem e a farofa de minha avó não existe mais (nem mesmo ela está mais aqui).
Ao longo das estradas por onde agora passamos ao viajar existem inúmeros postos de combustível com grandes lanchonetes com vários “Mcs”....