O MILAGRE DO COMPARTILHAMENTO

Não quero gerar polêmica, nem criar dúvidas a respeito de milagres. Também quero deixar claro, que não sou incrédulo a respeito. No entanto, quero mostrar aqui, o outro lado, ou forma de vê os milagres, dos quais quero destacar um muito popular entre os cristãos e, acredito eu, que até os não cristãos já ouviram a respeito.

Tenho escutado muito sobre este milagre, o da multiplicação dos "cinco pães e dois peixinhos". Uns dão ênfase a multiplicação instantânea, outros ao menino que tinha os pães e os peixinhos. Porém, há outra maneira de enxergar o milagre em si. Mas,, antes de expor a minha visão, quero alertar que ela não deve ser encarada como verdade absoluta, apenas como uma visão ou opinião.

A maioria acredita que, Jesus simplesmente pegou aqueles pães e peixinhos e os multiplicou instantaneamente em uma grande quantidade, a tal ponto, de alimentar aquela multidão e ainda sobrar outra grande quantidade. Pois bem, eu também acredito que Jesus fez ou poderia ter feito isto, mas, também acredito que Ele pode ter feito o milagre de outra forma, a do compartilhamento.

Segundo as Escrituras, por onde Jesus passava, era seguido por grandes multidões, que o seguia durante dias, uns com o intuito de ouvir as palavras do Mestre, outros para receber curas e outros simplesmente por curiosidades. Assim como nos dias atuais, naqueles dias não era diferente, ou seja, quando vamos passar dias ou horas fora de casa, costumamos levar alguma comida conosco para a alimentação própria. Assim sendo, acredito que aqueles seguidores do Mestre, ao saírem pelos desertos seguindo-o, também faziam isso, levavam provisões consigo. Vejamos aonde quero chegar:

A referida multidão que foi expectadora daquele grande milagre, estava já alguns dias seguindo Jesus e os discípulos informaram a Ele que a multidão tinha fome, Ele portanto, pergunta se alguém dentre a multidão tem algo para prover o alimento, neste instante lhe é apresentado aquele menino com cinco pães e dois peixinhos. Jesus os toma e os multiplica em grande quantidade. Ou será que Jesus toma aquele menino como exemplo e estimula a multidão a pegarem as provisões que traziam consigo a compartilharem entre si? Na medida que iam trazendo até Jesus as provisões que tinham, ajuntaram uma grande quantidade que foi compartilhada também com aqueles que não tinham e assim, todos foram alimentados.

Essa é outra maneira de vê o milagre, através do compartilhamento, da união, da divisão com os que não tinham. Acredito que nem todos tinham algo para comer, uns porque já havia acabado o que levaram, outros porque não tinham mesmo para levar. Assim sendo, se Jesus simplesmente autorizasse a multidão a se alimentar, com certeza teria alguns que iriam ficar com fome. Portanto, em sua grande sabedoria, Ele propôs esse grande milagre da multiplicação, através da transformação ou do compartilhamento. De qualquer forma que você enxergar, não deixará de ser um milagre.

Josildo S Neves