Persuasão.

Meu pai tinha uma grande força de persuasão sobre minha mãe. Ele era um negociante a moda antiga no interior. Era uma prática atípica, onde o “tá feito” era irreversível, trato de homem, nem mulher “esposa” desmanchava!... Muitas vezes meu pai vendia propriedade a contra gosto de minha mãe, mas ela acabava sempre assinando. As vezes era tudo na base de barganhas. Tinha também as “Letras” documentos compromisso de pagamento em determinadas datas.

Era muito comum as barganhas. Lembro-me de um dos barganhistas falando em bom som: “ Troco uma boiada por uma cabra, depende da volta!” Meu pai era um desses barganhistas. Sempre fazia boas barganhas, mas de vez em quando tomava, “manta” Uma vez trocou uma “rês” por um burro aparentemente saudável, mas descobriram que era cego de um olho ao cair em uma pirambeira . Minha mãe ironicamente caiu na pele dele. Ele saiu com essa; que a “rês” era de raça brava, a pastagem, era cortada por uma estrada, poderia matar ou aleijar uma pessoa, principalmente uma criança da vizinhança. Minha mãe nunca mais tocou no assunto.

Meu pai era muito ativo e trabalhador, chegou a ser um médio fazendeiro. Inventou de comprar uma moto, que a comunidade a chamava de “motocicleta.” Com certeza por ter duas rodas, óbvio. Como fora vendido algumas cabeças de gado para compra-la, minha mãe não conformava .Além disso meu pai andou tomando uns tombos sem maior gravidade. Com dificuldade de assistência técnica,vendeu-a por uma merreca,foi ai é que minha mãe chutou o pau da barraca... Ele a disse; quem sabe era Deus que o iluminou, prevendo um acidente fatal, Perguntou-a; qual coisa era mais preferível; ela viúva ou ele vivo ali perto dela. Minha mãe tinha muita fé e deu Graças Deus por meu pai estar vivinho pertinho dela.

Depois de 61 anos de casados, Dona Bela “apelido” faleceu em 1996. Papai José Estanislau, faleceu em 2005. Palavras de meu pai para minha mãe era lei. Era uma submissão consentida, limitada e alegre.

Manta: era um termo de prejuízo em barganhas

Rês: Novilha , isto é, nova, mas boa para enxerto ou corte,

Lair Estanislau Alves.