Mensagens que edificam - 18

Você já ousou tentar entender o que é eternidade?

Mesmo que a sua resposta seja não é bem certo que este assunto desperta o seu interesse, uma vez que falar em eternidade é falar em algo que não tem fim, e falar em algo que não tem fim é provocar a vontade de todos nós: nunca termos fim. É fascinante imaginar a possibilidade que temos de, diferente de plantas e outros seres vivos, vivermos para sempre. Isto é possível; isto é viável; isto é promessa. Mas nunca tente entender em profundidade algo que não tem fundo. Nunca tente alcançar o horizonte de algo que foge completamente qualquer perspectiva geográfica. Nunca tente trazer aos teus olhos físicos algo que o melhor de todos os telescópios ou sonda espacial jamais capturará. Apesar da eternidade ser algo inconcebível à mente humana galgada em explicações e cálculos que sempre tragam o resultado final, coerente e condizente com a aritmética ou qualquer outra via de regra científicamente e humanamente correta, ela é real, ela existe, e mais, ela pré-existe, porque ela é eterna, e também por isso ela não tem princípio, o que a torna ainda mais intrigante. Olhe para o céu numa noite sem lua, quando as estrelas se destacam e tente penetrar no obscuro e brilhante universo do sem fim. O astrofísico italiano Galileu Galilei tornou célebre uma frase que diz que a matemática é o alfabeto com o qual Deus escreveu o universo, mas se tudo isso é matemática também é facto que não há equações nem teoremas que expliquem um cálculo tão exuberante. Por estas e outras, nunca se contente com qualquer tentativa humana de explicar o que sempre será inconjecturável, entretanto nunca se exima de admitir que por trás de tudo isso não há meramente uma força superior, ou uma mente transcedental, cósmica e universal, mas um ser indescritivelmente maravilhoso, em todos os sentidos e aspectos. Ainda que fuja toda capacidade lógica, e ainda que sobrepuja toda grandeza intelectual, um ser não criado, não concebido, mas por todos os lados e formas percebido como a fonte da vida, a nascente de tudo, o Criador de todas as coisas, de todas as espécies formes e disformes, um sem fim de infinito, enfim, o dito: “Pai da eternidade”.

Lael Santos
Enviado por Lael Santos em 29/12/2014
Reeditado em 30/12/2014
Código do texto: T5084592
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.