O Dedo Solar

Não sei muito como é que este nome surgiu, ou até sei, sei lá.

- O fato é que eu estava pensando no mindinho, e me deparei com o problema seríssimo de distinguir entre o mindinho da mão e o do pé.- O meu mindinho da mão.Chato até de falar - você termina falando meu-mi-mão. Então fala só o meu mindinho, e todo mundo considera que é aquele da mão, só faltando dizer se é o direito ou o esquerdo.

- Mas e o mindinho do pé?

- Você tem que falar o "meu mindinho do pé", tipo meu-mim-pé, que não é tão ruim quanto o "meu-mim-mão", mas também é desagradável, né?

Ademais, a gente fala com carinho do mindinho, mas sempre com uma certa condescendência, tipo - é bonitinho, mas não tem a menor importância...

Diferente de um dedo indicador - o dedo-duro - ou do anular, aquele da traição:o anular é pecaminoso, é aquele que vai para o bolso para ver se a gente consegue tirar a aliança antes que a futura namorada veja que você já foi marcado pelo destino, e tem mulher buchuda e mais quatro filhos.

Tem ainda o dedo médio, com este nome sem graça, mas que serve para "dar o dedo" numa ofensa pecaminosa e peniana. Para ele, prefiro mais o nome de "fura-bolos", que, no mínimo, tem a cara de Dona Benta, e dos bolos surrupiados em janelas primevas e já quase perdidas na infância querida que os anos não trazem mais.

Aliás, os últimos anos, os da gagazice, trazem o único consolo da lembrança tardia, mas vívida, destes anos primeiros, onde haviam os bolos, guloseimas, os sopapos paternos, e as visões roubadas de peitinhos em colos recém saidos da infância.

Pois é... mas eis que a gagazice precoce me ataca e derivo, sem destino e sem chegação - pois falta ainda falar do polegar, e voltar ao assunto do mindinho.

- Bem, o polegar, ao mesmo tempo que abestado, e que só serve para ter unheira, é o mais importante, aparentemente, e a principal diferença entre eu e os macacos. Mas é abestado, e menos interessante que o mindinho.Voltemos pois a este dedo do pé que apesar de pouco valorizado, não tem nada de figurante.

Ele é o dedo solar. Porque está no solo, e portanto difere do lá de cima.É solar também porque quando estamos de havaiana, é aquele que toma um baita sol. E é o que toma as maiores porradas, que tem calo, e que está sempre desbeiçando para fora das sandálias, chinelas, ou qualque calçante que dê liberdade para o bichinho.

Pois bem, garanto que você não dá a menor bola para ele, até dar uma porrada tal, que desloca ou quebra o infeliz.

- Aí, danou-se a nega no doce!Somente agora é que você descobre que ele é essencial para o equilíbrio do pé. Que não dá para firmá-lo (o pé) sem exercer uma pressão com o mindinho, que segura a onda, e dá o rumo ao caminhar.

Danou-se o freguês! Você descobre que sem mindinho não dá! O jeito é fazer um daqueles curativos que junta os dedos todos em um esparadrapão só, e sair mancando pela vida.

O mindinho solar é que nem aquele amor antigo, que você só descobre que é essencial quando já o dispensou por um rabo de saia etéreo, efêmero, solúvel na terceira transa, um caso já sem a menor importância.Mas ai de ti, pois o seu dedo solar já descobriu as alegrias da liberdade, e troca beijocas com o galego mais próximo enquanto você se dá conta de como era importante aquele dedinho a quem não dava a menor bola e que agora, quebrado, destroçado, mas já refeito, descobre que pode viver sozinho sem os apertos de um sapato antigo e mau ajambrado...