Fragmentos da antevéspera de Natal

Espírito natalino...

Às compras!

Crianças que brigam, que gritam, mães que fazem cara feia, estapeiam seus rebentos, avôs e avós que babam, mimam e correm atrás dos netos que, por sua vez, fogem... Pais alheios, preferem a cervejinha e o papo sobre futebol... Brigas no estacionamento, bolhas nos pés e um sentimento de vazio no coração. Mas é Natal, vamos em frente... Tudo com um fundo musical irritantemente conhecido de todos...

E então a vendedora, vendo a sua indecisão, inocentemente pergunta:

- É para a sua mãe?

Aí, sua voz embarga, seu coração aperta e você quase desmonta ali mesmo...

Depois de horas escolhendo, pesquisando preços (pois a vida não está fácil, não é?), você decide tomar um café...Vai ao caixa, paga pela bebida, que com certeza vai revigorar suas energias, e a moça lhe diz com um sorriso: Levaremos o café à sua mesa... Você sorri... Quando se vira, constata que não há mesa disponível... Passa a duvidar do sorriso gentil da moça do caixa... Café em pé, no balcão apinhado de gente, mas tudo bem, é Natal!!!!

Tarefa completa! Vamos para o doce aconchego do lar! Você chega ao seu automóvel tranquilamente estacionado, abre o bagageiro, põe suas compras lá, aboleta-se no banco do motorista e... o estacionamento “trava”... Houve um acidente na saída (única) do shopping... Alguns minutos... Talvez um pouco mais... Você sai de seu carro e passa a pedir a colaboração dos outros motoristas para que desliguem o motor de seus carros, pois o ar, cheio de CO2, começa a ficar irrespirável... Muitos olham para você como se fosse um ser de outro mundo, pedindo por uma grande bobagem... Continuam a acelerar e a buzinar ruidosamente seus veículos... Outros sorriem complacentemente e desligam suas máquinas... Afinal é Natal...

Três horas depois você consegue deixar o estacionamento... Sua gasolina quase no fim... Deixou tudo para a última hora... Mas é Natal...

Durante o trajeto de volta para sua casa, fazendo um balanço de sua tarde aparentemente desastrosa, você pensa que está em seu carro, com compras até certo ponto supérfluas... Você pensa que muitos não têm absolutamente nada e sorriem... Você pensa em sua pequenez... É Natal...