ACONTECIMENTOS DIÁRIOS
ACONTECIMENTOS DIÁRIOS
“Desejava ter comigo um jóia de alto preço, não tendo, porém, o ouro esse propósito, esqueço – Mas tendo fé em mim mesmo lembro-me, com razão, de ofertar-lhe este livro, que me expressa gratidão”. (Cornélio Pires).
Estão virando bagunça os planos de telefonia, a desinformação costumeira leva o consumidor cearense a pensar besteira. Será que seremos novamente enganados? As empresas são satânicas, desejam o sofrimento do consumidor, pois de uma maneira ou de outra, elas sempre levam vantagem. Ministro da Educação, Fernando Haddad, lança hoje na capital alencarina o programa: “Alfabetização na Idade Certa”. Qual seria essa idade? Nem todas as crianças têm condições de freqüentar os bancos escolares, e os adultos analfabetos estão na hora errada? Muitas crianças se educam nas ruas e fazem seu doutorado nas nuances do crime, do vício e da prostituição. Cenas de violência não nos abandonam. Criança de 10 anos é morta a tiros na BR-116. O velho viaduto que dá acesso ao Castelão, tem sido o acesso número um da perdição. Vejam como o futebol cearense é desorganizado: “Vinicius ex-atleta do Ceará Sporting Clube cobra na justiça mais de R$ 1 milhão que o clube lhe deve, entre salários, luvas e o décimo terceiro”. Reinaldo Aleluia a mesma coisa.
Bento XVI fez severas críticas à colonização dos índios brasileiros, depois da tremenda gafe, vem com cara de Amélia querendo amenizar o erro cometido. O Rei da música dá uma de pernóstico, entrando na justiça para reaver os 11 mil exemplares de sua biografia. Nega a incineração dos exemplares, mas quando ele se for, volumes e mais volumes vão aparecer, e o público tomará conhecimento de sua vida pessoal. “Com brasileiro não há quem possa já diz o jargão popular”. É esperar para ver! Irene Khan afirma que “Direitos Humanos foram violados”, a política do medo estratégia dos governos criaram um orbe mais perigoso e desumano. No Brasil não existe mais humanos, somente corruptos e não corruptos. Os humanos são classes em extinção. Anistia Internacional denuncia a violência no Brasil, referindo-se aos conflitos entre policiais e traficantes, e a violência contra o povo. Essa afirmação foi feita na Inglaterra (Londres). Esquecem os londrinos o massacre que eles praticaram contra o povo francês e suas investidas criminosas contra os irlandenses.
Pistoleiro “abre jogo” e aponta PMs como cúmplices, o problema não é apontar e sim provar. Deixem à justiça averiguar! Comerciante é fuzilado em plena rua, a vida por um fio no transporte coletivo e nas ruas da cidade também. Tarifa de energia elétrica motiva protesto, o mais hilariante de tudo é que com a queda do dólar, os produtos que dependem dessa moeda se mantém constante, não diminuem. Lixão está funcionando, chorume nome derivado do latim florumen significa banha, gordura, pingue abundância, opulência, prejudica a saúde da população. Mototaxistas protestam contra lei de trânsito, nós também. Servidores públicos realizam mobilizações em vão, os 5% de reajuste já está liquido e certo. Somente os altos escalões do governo têm reajuste diferenciado. Polícia Militar recebe homenagem nos seus 172 anos de existência, mas não tem nada a comemorar. Siderúrgica e refinaria já estão mortas e sepultadas para o Ceará. Enquanto isso - pernambucanos vivem sorridentes com a desgraça alheia. Dentista acusado de aliciar crianças é preso. Pirataria corre solta no Brasil e ninguém toma providência, deveria ser “operação – elástica - ou elástico” - vai e volta. Que vergonha governador! São - 120 mil pacientes a espera nas filas para fazer exames, o Hospital Geral de Fortaleza arqueja. Porque os hospitais dos famosos planos de Saúde, não arregimentam o tratamento dessa pobre população, poderiam até usar o que arrecadam com a cobrança de estacionamento particular, R$ 1,50 por hora. Unimed, Camed, Amil, Hap-Vida, Sul - América, São Matheus, Antonio Prudente, Amil, Amesp, Avimed, Bradesco, Blue-Life , Dix Amico, Green Line, Itálica Medial, Omint, Prevent Sênior, Sancil, Serma, Santa Amália, Sim, Sul - América, Golden Cross - e outros “Meds” da vida.
Sem contar o que descontamos para previdência do Estado e não temos direito a plano algum. “Justiça quebra o sigilo da ‘Navalha”, bem que poderíamos usar o machado e cortar o mal pela raiz. 71 mil infrações no trânsito - são as famigeradas armadilhas dos fotossensores. Ceará vai consumir 42% da energia produzida. Pergunta-se: o consumidor vai pagar mais barato? Pensem: Zuleidão Veras vai ser solto, dono da construtora Guatama comandante de diversas facções corruptas está sendo beneficiado pela justiça. Dona de casa furta lata de leite em supermercado é presa em flagrante e desce para presídio. Pode Freud? Estamos tão extasiados que iremos dar uma de avestruz, esconder a cabeça dentro de um tremendo buraco para não assistir tamanhas desigualdades. Podemos dizer que o somatório de notícias pode ser uma decupagem? Até ser ponto, sim. Triste sina a do povo brasileiro.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE