O MAR DE CORRUPÇÃO VIRA TUSINAMI

O MAR DE CORRUPÇÃO VIRA TUSINAMI

"Na Terra temos sempre a ilusão de que não há dor maior que a nossa. Pura cegueira: há milhões de criaturas afrontando situações verdadeiramente cruéis, comparadas às nossas experiências. Não bastará sofrer. É preciso aproveitar o concurso da dor, convertendo-a em roteiro de luz". (Emmanuel e André Luiz). As ondas às vezes calmas nos deixa uma sensação de tranquilidade, no entanto, quando o vento sopra mais forte, elas se agigantam trazendo riscos para os banhistas. Na vida política acontece mais ou menos parecido.

Nos dias normais quando o parlamento se reúne para deliberação de matérias normais, tudo transcorre na mais completa calmaria, mas quanto se trata de matérias polêmicas, ou alguma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito), o parlamento se transforma em verdadeiro maremoto e, se as discussões ficarem acirradas o tsunami será inevitável. Política e politicagem se transformam em verdadeiras sacanagens. Aliás, podemos até retirar o nome política desse écrã, pois aqui na terra brasilis, a política, que é uma ciência deu lugar à prática da destruidora politicagem.

No corrimão da corrupção muitos políticos deslizam a cata de subornos e vantagens pessoais. A corrupção tomou a forma de uma porca parida, pois seu papel primordial é dar crias beneficiando políticos desonestos, egoístas e ambiciosos. Já criaram o disque-propina. Rafael ângulo Lopes foi o inventor desse malfadado e surrupiador do dinheiro público. Propina em domicílio.

As revelações do homem que entregava dinheiro desviado da Petrobras na casa de deputados, senadores, governadores, ministros e até na sede nacional do Partido dos Trabalhadores (PT). Money Delivery - Acompanhado de seus advogados, Rafael Ângulo Lopez negocia um acordo de delação premiada com a justiça. Durante anos, ele distribuiu dinheiro desviado da Petrobras a "clientes" famosos do esquema de corrupção. Duas malas foram entregues na sede do PT em São Paulo.

Segundo a Revista Veja: "Depois de tantas revelações sobre engenharias corruptas complexas de sobrepreços, aditivos, aceleração de obras e manobras cambiais engenhosas, a Operação Lava-jato produziu agora uma história simples e de fácil entendimento. Ela se refere ao que ocorre na etapa final do esquema de corrupção, quando dinheiro vivo é entregue em domicílio aos participantes". José Alberto Piva Campana, representante da Toshiba Infraestrutura, e João Vaccari Neto, tesoureiro do PT: meio milhão de reais em duas malas na sede do partido.

As malas do dinheiro - Uma das revelações mais importante do entregador atinge em cheio o partido do governo. As investigações da Operação Lava - jato já mostraram que boa parte dos recursos que eram desviados da Petrobras pelo cartel de empreiteiras retornava em forma de propina diretamente ao caixa do PT.

Rafael Ângulo Lopez, um senhor de cabidos grisalhos e aparência frágil, executou esse trabalho. Não entendemos porque A CPI mista do parlamento indiciou 53 envolvidos, no entanto, na relação não constava o nome de nenhum político. Essa seria mais uma armação do pessoal da situação para não incriminar políticos do PT, e aliados do governo.

A rotina do trabalho permitiu que o entregador soubesse mais do que o recomendável sobre a vida paralela e criminosa de seus clientes famosos, o que pode ser prenúncio de um grande pesadelo. NO Supremo - A Polícia Federal já havia apreendido comprovantes de depósito do doleiro na conta bancária do senador Fernando Collor de Mello (PTB-AL).

Agora se sabe que o parlamentar também recebeu a visita do entregador de dinheiro em seu apartamento em São Paulo. Propina Delivery - Cliente: Fernando Collor -Atividade: Senador da República; pedido R$ 50.000 reais. Status: ENTREGUE. Em março de 2014, a polícia apreendeu no escritório do doleiro Youssef comprovantes d depósitos nas contas pessoais do senador Fernando Collor (PTB-AL).

O ex-presidente, cassado em 1992 por corrupção, nunca explicou suas relações financeiras com o grupo criminoso que tomou de assalto a Petrobras. São muitos detalhes e informações que não teríamos espaço para colocar num simples artigo. Rafael Ângulo entregou dinheiro a um assessor dentro do Palácio dos Leões, a residência oficial de Roseana Sarney, que renunciou ao cargo. Roseana Sarney conforme consta em recibo recebeu a quantia de R$ 900.000 reais.

Mesada- O serviço de entrega de propina não discriminava nível de autoridade. Ministro das Cidades, durante o primeiro ano de governo da presidente Dilma Rousseff, Mário Negromonte, hoje conselheiro do Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia, sempre foi um assíduo frequentador do escritório do doleiro Alberto Youssef. Recebeu R$ 150 mil reais, conforme documento implícito nas páginas da revista Veja.

Liturgia - Na época em que ocupava o cargo de ministro do governo Dilma, Mário Negromonte recebia mesadas no apartamento funcional da Câmara. Esconderijo - Era tanto dinheiro que o deputado Luiz Argolo usava um avião exclusivamente para transportar a preciosa carga de São Paulo para a Bahia.

Luis Argolo recebeu conforme consta em recibo na Revista Veja R$ 600 mil reais. Nelson Meurer deputado Federal recebeu R$ 200 mil reais no Aeroporto Afonso Pena, no estado do Paraná. André Vargas Deputado Federal (ex-PT) recebeu em SQN 302, Bloco H, apartamento funcional, Brasília R$ 150 mil reais.

Debaixo da Cama - De todos os parlamentares do PP que faziam parte do esquema de propina da Petrobras, o baiano Luiz Argôlo (SD) era, de longe, o que mais dava trabalho aos carregadores de dinheiro de Alberto Youssef. Com um apetite voraz, ele comparecia semanalmente ao escritório do doleiro para retirar mesada. Muito guloso esse rapaz.

Ele chegava a transportar de São Paulo para a Bahia, sua base eleitoral, até R$ 600 mil reais de uma única vez. Dentro do Carro - Outro frequentador do escritório de Alberto Youssef que recorria aos trabalhos de Rafael ângulo era o deputado Nelson Meurer (PT do PR). Além de visitar rotineiramente o quartel general da quadrilha em São Paulo para buscar sua mesada de R$ 200 mil reais, o deputado marcava pontos de entrega em Curitiba.

Cuida de Mim - Primeiro parlamentar citado na operação Lava- jato a perder o mandato, o deputado André Vargas, banido da vida pública até 2012, negava ter recebido propinas do esquema do doleiro. Carinho - Cassado o deputado André Vargas, que deixou o PT, além de dinheiro, cobrava atenção especial do entregador. Acusados movimentaram R$ 23 bilhões de forma atípica.

Operação Lava-j ato bloqueou R$ 47 milhões. O Disque- Propina - O homem chave entregava em domicilio o dinheirão desviado da Petrobras. Tem ex-presidente, ministro, tesoureiro de partido, deputados entre outros. Michael Ross cientista político americano diz que a gestão da Petrobras no governo petista revelou alguns sintomas de maldição que transforma países exportadores de petróleo em ditaduras. É preciso impedir a excessiva intervenção estatal no setor do petróleo, como tem ocorrido no Brasil.

"Há uma forte relação entre receitas do petróleo e militarização. Países ricos nesse recurso gastam muito dinheiro ampliando sua estrutura bélica. Quanto mais acumulam, mas imprudentes ficam em relação aos seus gastos militares.". "Quando o PT foi eleito, em 2002, o preço do petróleo estava baixo. De lá para cá, foram 12 anos de valores altos.

A regra é que, quando isso acontece, o governo tem mais dinheiro e pode comprar apoio popular". Luft Lya em sua coluna diz: "Nós, os que estamos perplexos". "Com gente séria e competente, as coisas vão melhorar, sobretudo a confiança, essa senhora que agora faz acenos amigáveis, mas não se oferece inteira para sermos mais felizes e tranquilos". Se feliz não tem preço.

Todos nós queríamos tomar em paz o café da manhã, pegar o ônibus de sardinhas em lata, subir no trem atrasado ou que vai quebrar adiante, não ter água, e não ter luz, os preços subindo, o trabalho rareando, mas mesmo assim ter esperanças, com gente séria e competente, as coisas devagarinho vão melhorando, sobretudo a confiança, essa senhora esquiva que tem andado tão fugidia, e que mesmo agora, ou especialmente agora, espia aqui, espia ali, faz uns acenos amigáveis, mas não se oferece aberta e inteira para sermos mais felizes e mais tranquilos.

Ainda não. Mas em breve, se os deuses permitirem, se os homens conseguirem, se as feridas forem reveladas e tratadas e começarem a curar, se mais homens de bem ocuparem postos mais importantes, se pudermos de novo olhar para frente sem nos envergonharmos, aí possivelmente teremos um país convalescendo de longa e lenta enfermidade dos desinformados, dos iludidos, dos aviltados".

Seria de bom alvitre que essa senhora agisse assim, no entanto, ela deixa transparecer que só quer vingança e nada mais. Escândalo da Petrobras e o Partido dos Trabalhadores (PT). "O OT treme de novo" (10 de dezembro) confirma o que já se supunha a corrupção desenfreada dentro da Petrobras era, de fato, conhecida pela cúpula governamental petista.

O gigantismo da roubalheira explica por que falta de tudo nos serviços públicos. Saúde, escolas, segurança. Tudo devido à falta ao fim e ao cabo, de vergonha na cara de políticos que infestam a máquina pública. O povo enganado exige e merece, no mínimo, ver na cadeia os envolvidos com corrupção e o sequestro de tudo o que foi subtraído dos cofres especiais.

Assim, se manifestou Daniel Lopes de Assis, de Vitória do Espírito Santo. Professores do Crime - Organização criminosa. Procuradores denunciam empreiteiros por corrupção e detalham o impressionante esquema que as empresas teriam montado para desviar dinheiro da Petrobras. Veio em tom justificadamente solene a apresentação, pelo Ministério Público Federal, das primeiras denúncias contra os corruptores n Operação Lava-jato, que investiga escândalos do petrolão.

Ao anunciar que estavam formalmente acusadas pelos crimes de corrupção ativa, passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha 36 pessoas, incluindo 23 altos executivos das maiores empreiteiras do Brasil, o procurador da República Deltan Dallagnol completou: "Com essas acusações, O Ministério Público começa a romper a impunidade de poderosos grupos econômicos e políticos que tem se articulado contra os interesses do nosso país há muitos anos". . E alertou: "O trabalho não para aqui".

Os executivos denunciados pertencem a empresas que, segundo o Ministério Público, lideravam o esquema criminoso que atuava no seio da Petrobras. Engeva, Galvão Engenharia, Mendes Júnior, OAS, e Camargo Corrêa compunham a elite do clube que, de acordo com as investigações, foi formado para drenar bilhões do caixa em fraudes a licitação, obras e serviços superfaturados.

Repar, Comper JRJ, Revap, Replan, Rnest, Cartel de empresas contratadas pela Petrobras, Odebrecht, UTC, Camargo Corrêa, Techint, Andrade Gutierrez, Mendes Júnior, Promon, MPE, Setal, SOG, GAS, Skanska, Queiroz Galvão, IESA, Engevix, GDK, Galvão Engenharia. Mandavam dinheiro para Contas no exterior, depois voltavam para agentes da Petrobrás Paulo Roberto Costa e vice-versa. Das empreiteiras saiam propinas para MO, GPD, Rigidez, RCI (operadoras Yossef, Waldomiro de Oliveira e outros e iam para contas no exterior).

Das empreiteiras iam dinheiro para Empresas de Consultorias dos agentes da Petrobras. E de lá para agentes da estatal Paulo Roberto Costa, Renato de Souza Duque e outros. Das empreiteiras /corrupção ativa com agentes da Petrobras aqui já citados, Cartel e corrupção passiva. No final das contas a organização criminosa pelo fluxograma o dinheiro rodava e ia cair nas mãos de Paulo Roberto Costa e Renato Souza Duque.

Clube do bilhão - O procurador Dallagnol explica como as empreiteiras fraudavam as licitações em cumplicidade com diretores da Petrobras. A Lava- jato em cinco quadros - Como começou e em que pé está a maior operação anticorrupção do Brasil. O Início de tudo - Em 17 de março, a Polícia Federal deflagrou uma operação contra lavagem de dinheiro e prendeu, entre outros, o doleiro Alberto Youssef.

Três dias depois, o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa foi detido tentando destruir documentos ao perceber a ação da Polícia. Os delatores falam. A investigação da PF mostrou que a imagem de dinheiro, o motivo inicial da operação, era só uma face de um grande esquema de corrupção instalado na Petrobras, que tinha Paulo Roberto Costa um dos principais operadores.

Em 22 de agosto de 2014, Costa dispõe-se a revelar o esquema e acusou de participarem dele cerca de quarenta políticos. Políticos vão para o STF - Outros políticos foram citados por youssef, que também aderiu à delação premiada. Por causa disso, o inquérito foi dividido em dois: a parte que envolve políticos seguiu para Brasília, para ser analisada pelo Supremo Tribunal Federal, e corre sob sigilo de justiça. A outra que não trata de acusados com foro privilegiado, é pública e continua baseada em Coritiba, onde a investigação começou.

Em novembro, o núcleo de Curitiba deflagrou a primeira leva de prisões do Lava - jato. A primeira leva de prisões. Com base nas informações dadas pelos dois delatores, os investigadores de Curitiba, juntamente com a PF, prenderam 25 pessoas, entre eles o também ex-diretor da Petrobras Renato Duque e executivos de algumas das maiores empreiteiras do país.

Vinte desses executivos, além de dezesseis pessoas, foram agora denunciadas pelo Ministério Público ao Juiz Sérgio Moro. Os próximos passos - Caso o juiz Sérgio Moro aceite a denúncia do MP, os denunciados se tornarão réus na justiça e respondendo por crimes como corrupção e lavagem de dinheiro.

Já os políticos acusados na parte do inquérito que corre sob sigilo no núcleo do STF deverão começar a ser oficialmente investigados em algumas semanas. O escândalo da Petrobras é uma podridão sem tamanho e os responsáveis em sua maioria são pertencentes ao PT e o que mais se estranha é que a presidente Dilma e o ex-presidente Lula afirmavam de nada saberem.

A situação está esquentando ainda mais e novas denúncias irão surgir com certeza, pois a porca é gorda e eles querem matá-la aos poucos surrupiando todo o patrimônio da estatal que hoje está à beira da falência. Nossos políticos deveriam criar vergonha na cara e levar o caso a sério e não proporcionar uma CPI mista, onde denunciaram 53 pessoas, mas nenhum político está na relação.

Uma Comissão Parlamentar de Inquérito mista feita por integrantes do governo que não encontraram irregularidades em nenhum político da situação. É uma vergonha os que estão do lado do governo quererem tapar o sol com a peneira. As investigações já denunciaram nomes de políticos, ministros, senadores, deputados, ex-presidentes e outros afanadores do dinheiro público.

É uma vergonha para um País ter uma classe política que us artimanhas deletérias tentando ludibriar a população e consequentemente a justiça. São as aves de rapina em ação. Nosso querido Brasil o seu fim está próximo se nenhuma medida de impacto for tomada pela justiça em especial o Supremo Tribunal Federal (STF). Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 23/12/2014
Código do texto: T5078468
Classificação de conteúdo: seguro