Passado e presente.

O período natalino, sempre me trouxe nostalgia. Deve ser lembranças do passado, da infância, adolescência, primeiros anos de casamento, algo que ficou no subconsciente e que nessa época de festejos, vem à tona.

A estrada percorrida não me foi fácil e duros foram os momentos de indecisão, de continuar ou parar com tudo... senti muitas vezes que o que estava vivendo não me levaria a lugar algum. Trabalho, casa, estudos, filhos, subsistência, tudo enfrentava com pique e ânimo. Mas, havia coisas que não conseguia vencer, traumas, choque de temperamentos, incompatibilidade, falta de entendimento em casa, os filhos chegando, sem vontade de parar e tomar outro rumo.

Continuei minha jornada, com força e coragem, hoje, filhos criados, formados, netos, percebo que valeu a pena ter enfrentado as crises. Problemas com saúde, graças a Deus sobrevivi e ganhei novas forças e valorizei mais a vida. Chegou a aposentadoria e com ela mais sabedoria. Fiquei viúva e continuei a caminhada, ora com altivez, ora sem coragem. Passei muito tempo dentro de casa, saia apenas para o necessário. Perdi os contatos dos amigos, a vivência em sociedade, os grupos. Lia e escrevia, mas isso não basta.

As festas de final de ano, me fazem voltar ao tempo, de alguns natais que passei triste. Outros, me lembram um breve período da juventude, em que cantava no coral da Igreja, em que vestia o melhor vestido, o melhor sapato, para ir à missa do Galo, sentia-me como a cinderela, atraíndo os olhares dos rapazes ... Feliz, entoava as canções natalinas. Esses, gratificantes.

Neste Natal me sinto em paz e feliz: vou passar essa linda data com a presença dos filhos e netos. Venci muito meus medos, estou mais livre, mais alegre. Muitas coisas boas aconteceram ultimamente para que isso ocorresse. A fé e a oração nos dão forças e atraem novas perspectivas de vida. Foi o que aconteceu comigo.

Esse Natal vou ser mais feliz e tornar felizes os que me são caros, com as bençãos e proteção divina.

lumah
Enviado por lumah em 22/12/2014
Código do texto: T5077836
Classificação de conteúdo: seguro