Roupas, Sociedade, Shortinhos e Decotes!

Pois bem, depois de longos anos, diria eu, sem "cronicar" nenhuma linha -- guardando-me tão somente às proposições e argumentações pertencentes à filosofia, ou então aos elos dos quais tratam às poesias -- resolvi voltar a escrever sobre coisas do dia-a-dia. Mas notando mais ou menos o jeito que antes eu escrevia, reparei o quanto eu usava palavras "rebuscadas", difíceis mesmos... não por hábito obviamente, mas simplesmente por que antes eu adentrava melhor aos meus pensamentos, enquanto forma, quando os escrevia de forma complicada. Não porque eu queria o fazer, mas pelo simples fato de que eu pensava com palavras difíceis mais costumeiramente -- não sei o porquê esse costume mudou com o passar dos anos...

Mas enfim, não vi aqui falar de mim (por mais que agora eu venha a escrever sempre de forma mais pessoal, pelo menos em primeira pessoa) mas sim do assunto que escolhi. Antes que venha alguma amiga feminista falar alguma coisa, eu posso dizer que conheço bastante o movimento do sufrágio universal e um pouco de história com relação a isso, então se acalme, o assunto é tudo menos o que você pode pensar.

O negócio (the matter) é que bom, como uma pessoa que vive a vida meio que de olhos para o ar, no ócio, ou simplesmente porque sou deveras observador (fazer o quê?) eu reparo muito na "moda" que vemos na rua. Reparo mais na moda feminina de certo, mas isso é meio que uma predileção minha mesmo. Cada uma tem a sua e ninguém tem muito a ver com isso (assim como também cada um veste o que dá na telha oras!)... Pois então, eu reparei que as moças aqui da Bahia, quando querem ficar bem gatas saca? Tipo muito lindas e querem não deixar de serem vistas de forma alguma, e causar torcicolo em quem passa, a maioria esmagadora delas usa shortinhos curtos: enquanto uma soma um pouco menor usa vestidos (poxa vida, alguns são lindos de mais) enquanto a menor parcela, ínfima, se fosse uma pesquisa eu diria que 5% das entrevistadas, usam roupas com belos decotes.

Eu assim... nada contra a moda de ninguém, como eu disse cada um veste o que lhe aprouve e ninguém tem que ficar metendo o bedelho no assunto, oras. Mas exatamente pelo fato de que ninguém me perguntou nada, é que justamente, me vejo em oportunidade de dar algum pitaco. Saquem só o meu argumento: Todo mundo tem um corpo diferente né? Tipo os mais altos, os mais baixinhos (eu sou baixinho... não que me atrapalhe, diga-se), os gordinhos, as magrinhas, as gordas (eu mesmo sou gordinho eu acho)... Bom eu acho que ficaria estranho eu vestir uma meia muito alta por exemplo, porque realçaria mais a situação de eu ter meus 1,68. Além do que como eu disse, cada um tem seu corpo e sua aparência, por que que todo mundo (no caso), todas as mulheres têm que vestir shortinhos curtinhos quando querem ficar assim, gatonas? Às vezes acontece de você não ter um bundão, mas ter uma cintura linda e ficaria linda, na verdade uma deusa de vestido. Ou então você é baixinha e o shortinho faria você parecer assim como eu, mais baixinho. Falo isso porque não entendo, assim, sinceramente, a falta de decotes por aqui.

Bom, vai que na realidade você não tem bunda nenhuma, mas tem uns seios lindos, oras bolas, porque então não usar um decote quando você quer ser notada e que todo mundo pare no trânsito para chamar "Olha que avião meu Deus!"? Por que afinal de contas, que todas têm que vestir shortinhos curtos não importando se são gordinhas, sem bunda, com bunda, com ou sem peitão? Não parece meio que uma ditadura da beleza você ter que parecer com todo mundo para estar a par de um gosto, que aparentemente, todos guardam (vamos combinar, aqui na Bahia tem-se aquele mistério que todos gostam de bunda).

E não estou falando só das mulheres. Por exemplo, todo mundo aqui veste bermuda e camisa, bermuda e camiseta, calça e camiseta (estou falando de nós homens). Posso falar bem do sobre isso porque conheço um pouco métodos de controle mental e/ou social, e a moda com que todo mundo está acostumado, perpassa também pelo assunto.

Mas sei lá, não dá pra ser diferente? Não estou reclamando não, porque este não é um direito que me cabe, estou constatando um fato. Falo isso porque uma vez, namorei uma menina que acreditem, eu não sabia que tinha uns seios lindos, porque oras, ela nunca usou um decote! E recordo ainda do dia que saímos, ela me perguntou se o shortinho que ela vestia estava "bonito" -- a minha cara de nada foi compreensível, porque afinal, ela era magrinha, e com seios bonitos, ela não tinha bunda não. Para que afinal, eu ia olhar para o shortinho se o "tesouro" estava em outro lugar? Contudo, fui um cavalheiro e falei com um sorriso plácido e seguro no rosto, "Você está linda", porque né, quando alguém pergunta se a roupa caiu bem, você não faz igual ao Arlindo do "Esquadrão da Moda" e fala, "Tá horrível, tira, vamos jogar fora!" (além de claro, ser eu um cavalheiro, vamos falar que estava apaixonado; vale tudo para ver a pessoa ao seu lado mais feliz, mesmo que seja só dizendo "Sim, o shortinho ficou lindo em você").

Enfim, esta foi minha primeira crônica de "retorno". Penso que ela serviu para todos e todas, no sentindo de falar, "Hey, não precisa vestir o que todo mundo veste, vista o que você acha que fica bonito em você, que te deixa confortável, e se você quer ficar gato/gata, algo que foque você como um todo, dentro e fora" -- quer seja um vestido, alguma coisa com decote, shortinhos... guiltis, corsets, camisa de gola "em V", sei lá, algo que faça bem para seu si, seu ego e seu eros.

Acho que para terminar, num sentido de dizer "até breve", eu realmente preciso dizer: Vejo tantas meninas sorridentes e felizes quando alguém repara nas suas bundas... por que também não ficam quando "olham" para seus seios? (ri aqui). Foi só uma pergunta. Talvez algo que só venha a entender quando vier a fazer alguma personagem feminina para em algum conto ou romance, e tal situação apareça.

Despeço-me senhoras e senhores é sempre um prazer!