BRASILEIROS REVOLTADOS COM ATITUDES DISCIMINATÓRIAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT)

BRASILEIROS REVOLTADOS COM ATITUDES DISCRIMINATÓRIAS DO PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT)

Por: ANTONIO PAIVA RODRIGUES

"Deus permitiu a existência das quedas d'água para aprendermos quanta força de trabalho e renovação nós podemos extrair de nossas próprias quedas. Não sofras pensando nos defeitos alheios; os outros são espíritos, quais nós mesmos, em preparação ou tratamento para a Vida Maior". (Emmanuel).

Partido dos Trabalhadores (PT) um ano em que tudo seu errado. Denúncias de corrupção, devassa nas contas, queda no preço petróleo, mas a gasolina continua subindo, disparada no dólar e processos judiciais, 2014 foi ano de perdas para a Petrobras, cujo valor de mercado corresponde a um terço do seu patrimônio. A revista Exame ouviu mais de 500 líderes das maiores empresas brasileiras sobre a agenda de reformas que o próximo presidente da República - seja ele quem for - deve atacar. O resultado é um manifesto da nata do capitalismo brasileiro, com um conjunto de sugestões para recuperar o dinamismo dos negócios e levar o país de volta à trilha do desenvolvimento. Resta ver quem vai enfrentar o desafio. A presidente Dilma Rousseff que foi reeleita está com esse abacaxi nas mãos para descascar.

Pedro Passos da Natura, Cledorvino Belini da Fiat, Jorge Gerdau da Gerdau e Roberto Setubal do Banco Itaú, estão esperança pelas iniciativas do novo governo. A venda do mercado de carros anda fraquinha, mas as maiores marcas de veículos de luxo não têm do que reclamar. O americano John Mackey, fundador da Whole Foods, fala sobre a missão de gerir um negócio que não busca só o lucro. Cercada por centros de pesquisa, Boston se tornou um laboratório de tecnologia de ponta. Apesar do mau desempenho da bolsa brasileira, Edemir Pinto, seu presidente, deve ganhar um quarto mandato. Alex Edmans, da Universidade de Londres, quer responder à pergunta a satisfação do trabalhador impacta resultados?

Para o especialista em arquitetura sustentável, o Brasil pode ser líder em prédios verdes. Para onde se vá, para onde se vire o assunto é corrupção. Nas eleições passadas eles estavam na caça ao voto, mentiras como peça de campanha, o vale-tudo eleitoral e os escândalos que atingem os Três Poderes da República. Com o eleitor pode acabar com isso? Ética - O que baliza a moral de uma sociedade e porque esse valor está em queda no Brasil? Veja os nomes das feras: "Roberto Arruda", ficha suja com candidatura cassada, Marcos Valério, condenado a 40 anos de prisão pelo escândalo do mensalão, José Dirceu, ex-ministro, preso, Paulo Roberto Costa, ex-diretor da Petrobras, preso, Paulo Maluf, ficha-suja e candidato, Alberto Yosseff, doleiro preso por lavar dinheiro para políticos.

Renato Aragão em entrevista, diz ser a favor do 'Bolsa Presídio' para os políticos. O humorista conta que não vota há tempos porque está decepcionado com a política e, às vésperas de completar 80 anos e após superar um infarto, diz sentir com 47 anos. "Não bebo, não fumo, tenho boa qualidade de vida. O que levou ao infarto? A emoção. Era aniversário de 15 anos da minha filha, Livian, me emocionei muito". "O humor virou avacalhação, apelação, crítica cruel. Nos trapalhões, fazíamos brincadeira sem atingir ninguém, e o povo não via preconceito. Mas os humoristas passaram a pegar pesado.". Amarrotaram a ética. Por que os valores morais estão em queda no Brasil e como o eleitor pode ajudar a resgatar a seriedade do País.

R$ 839,5 milhões é quanto deverá aos cofres públicos a propaganda eleitoral gratuita, já que a União deixará de arrecadar a quantia em impostos pagos pelas empresas de rádio e TV de sinal aberto com inserções veiculadas entre 19/08 e 24/10. A renúncia fiscal deste ano representa aumento de quase 39% em relação a 2010, segundo estimativa da Receita Federal. Na vitrine do escândalo da Petrobras, o juiz federal Sérgio Moro tem como critério especial para selecionar a equipe que o cerca. Em vez de escolher agentes e procuradores renomados para confiar os detalhes mais secretos da Operação Lava-Jato, Moro opta por jovens talentos.

Os auxiliares de Sérgio Moro no Lava-jato têm menos de dez anos de serviço público e perfis de aguerridos críticos da corrupção no Brasil. O Juiz desconfia de quadros que tiveram rápida ascensão na carreira. Associa esse tipo de sucesso a empurrões de padrinhos políticos. Condenado a "prestação de serviços comunitários" na ação penal 470, o ex-assessor do PP João Claudio Genu busca um bom advogado. Ele avalia que escapará do Inquérito da Lava-jato. Ganha força a tese de que o mensalão adotou novos métodos após o escândalo de 2005. PP… Petrobras. A Polícia Federal descobriu que, mesmo após a morte do deputado José Janene (PP-PR) seus familiares e aliados políticos continuaram com acesso aos cofres públicos.

A locadora de veículo JCR, de um irmão do falecido, obteve contrato milionário com a Petrobras em 2012. A Operação Frota, deflagrada pela Polícia Federal pode ser a ponta de um iceberg no Ministério da Saúde. Servidores contam que, além das fraudes investigadas, quatro contratos firmados pela pasta com locadoras de veículos têm preços estratosféricos. O ex-ministro Alexandre Padilha e o atual Arthur Chioro, receberam ofícios com alertas sobre o caso. Se procurar tem mais. Estudo elaborado pela ONG alemã Transparência Internacional situa o País na 72ª. Posição entre 177 nações analisadas sob o critério de percepção de corrupção. "Fica a impressão de que no setor público até os contratos de faxina têm esquema de corrupção e que sem propina nem o cafezinho é servido", afirma Léo Torresan, presidente da Amarribo.

Em depoimento sob o regime de delação premiada, o ex-diretor da estatal, hoje preso, acusou parlamentares, governadores, ministros do governo Dilma de participação de corrupção que sangrou os cofres públicos da Petrobras em bilhões. O mais hilariante é que uma CPI mista planejada e executada no parlamento indiciou 53 pessoas e nenhuns políticos fazia parte da corrupção, Pode Freud? Aqui no Brasil Pode. O presidente da Câmara Henrique Alves, quer que o juiz Marlon Reis, idealizador da Lei da Ficha Limpa, seja punido pela publicação de um livro em que relata casos de parlamentares corruptos. O sucateamento do IBGE - Sindicância no instituto, após os erros nos resultados sobre a desigualdade no País, poderá lançar luz sobre um cenário de divergências internas, falta de estrutura e influência política em um órgão cuja sobrevivência depende de credibilidade.

Metade dos 10 mil funcionários do IBGE encontra-s em situação precária firmaram contratos temporários sem direitos legais e trabalhistas. Mesmo assim, assumem funções não apenas de coleta de dados, mas de supervisão e tratamento de informações. Os salários abaixo da média de outras instituições equivalentes, como o Ipea, fazem com que concursados abandonem os postos de trabalho depois de poucos ano. Cerca de 30% dos aprovados no último concurso deixaram o instituto. As chefias do órgão se perpetuam nos cargos pelo alinhamento com a política partidária. O que, na prática, impede ações independentes na pasta. Os funcionários ficaram 79 dias em greve por melhores condições de trabalho e contra as diretrizes impostas ao órgão.

O doleiro Alberto Yousseff simulou mais de 3,6 mil operações de importação e exportação que movimentaram bilhões. O que o doleiro pode entregar? Segundo - A anuência política garante a concessão de linhas de crédito público, como do BNDES. A - Revista "Isto É" - - ao detalhar a procuradores como funcionava o esquema de lavagem de dinheiro e pagamento de propinas a políticos, o doleiro Alberto Youssefff ameaça dobrar o tamanho da lista de ministros e parlamentares delatados pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Nas conversas informais que levaram ao acordo de delação, que ainda precisará ser homologado, youssef explicou que a Bolsa de valores tornou-se um dos melhores ambientes para fraudes financeiras.

As revelações de Youssef - considerado o operador central do esquema desbaratado pela Operação Lava-jato, o doleiro Alberto Youssef promete dobrar ou triplicar a lista de políticos envolvidos entregas pelo ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa. Ela já prometeu ao Ministério Público detalhar fraudes nos Ministérios de Minas e Energia, Cidades, Saúde, Integração e Transportes. O Ministério Público espera que o doleiro entregue as contas bancárias das offs-shores no exterior para onde foram destinados os bilhões desviados de obras superfaturadas ou captados em empréstimos de bancos públicos. Além de simular operações de comércio exterior, Youssef usava esquemas de estruturação de crédito para investir em projetos de fachada licenciados pelo governo e negociados no mercado financeiro.

O doleiro já antecipou ter utilizado bancos nacionais e estrangeiros em 24 países na América, na Europa e na Ásia. Banditismo eleitoral - No Maranhão presidiário confesso que participou de armação contra Flávio Dino, candidato do PCdoB ao governo estadual, e o PMDB acusa a Polícia Federal de promover ação ilegal contra a candidatura de Lobão Filho com o objetivo de intimidá-lo. Agora o caso segue sob investigação da Polícia Federal, que espera conseguir identificar todos os envolvidos. A mentira continua - Sem conseguir explicar sua relação com o ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa, o governador do Ceará, Cid Gomes, recorre a inverdades e ataques.

O governador do Ceará adota o roteiro típico de políticos flagrados em atividades nada republicanas.

Um novo ângulo de prova - Cid Gomes diz que a foto publicada pela Revista "Isto É" foi "adulterada" para colocá-lo ao lado do ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa Cruzada contra a pedofilia - Firme o Papa Francisco demonstra tolerância zero diante dos casos de pedofilia praticados por padres. Ao punir com severidade dois bispos envolvidos em acusações de abusos sexuais, papa Francisco intensifica faxina moral que promove na Igreja Católica. O paraguaio Dom Rogello foi afastado e o polonês Wesolowski, preso. "Com essas decisões, Francisco se adianta a uma possível perda moral, porque deixa claro que a Igreja tem suas sujeiras e trabalha para eliminá-las".

O velho Chico secou. A longa estiagem que afeta a região Sudeste do País fez desaparecer a nascente do São Francisco e ameaça secar outros trechos do rio mais longo a correr exclusivamente pelo território nacional. Com apenas 5,58% de sua capacidade, a barragem de três Marias, em Minas Gerais, se parece mais com o sertão nordestino. A política brasileira vive um mundo a parte. Ensimesmada. Alguém já viu um governante fazer autocrítica? Improvável. Vejam o caso da Petrobras. Um poço repleto de escândalos. Ninguém na política assumiu a responsabilidade por um escândalo político. Os corruptos foram colocados lá por alguém.

Os partidos eram os beneficiários da corrupção. Petrobras - Oposição espera novo Congresso para reabrir investigações. Relatório da CPI mista, aprovado, é criticado devido à alegada pouca disposição de enfrentar os aspectos políticos da crise. Na próxima legislatura, acredita-se na abertura de uma nova CPI. Cinquenta e dois indiciamentos foram solicitados no relatório aprovado pela CPI da Petrobras e nenhum político mencionado. Congresso volta em 2015 sem Sarney, Simon e Suplicy. Despedidas para os três dos mais longevos parlamentares da atual legislatura. Saudade nenhuma dos três senadores, mas dizem seus pares que uma lacuna expressiva se abre na política nacional com as aposentadorias deles. Prazo regimental - Parlamentares tentam aprovar orçamento de 2015.

Congresso precisa concluir votação da matéria antes do recesso parlamentar, que deve começar dia 22/12; 2014. O Salário mínimo está estipulado em R$ 790 reais. Rússia - Putin surpreende durante entrevista e diz está apaixonado. Sempre discreto sobre sua vida pessoal, dirigente russo surpreendeu jornalistas ao reproduzir diálogo no qual admitia a um amigo que está "amando alguém". A pretendente seria Alina Kabaeva. Putin está separado, depois de 30 anos de união conjugal. Que será dos povos trabalhadores se a luta paralisar em mistificação que reforce a tirania e restaure o cativeiro?O grande trabalhador conhecia a força do pensamento e não ignorava que toda luta se processa através de linhas e círculos. (Emmanuel).

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Comente este texto

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 21/12/2014
Reeditado em 29/12/2014
Código do texto: T5077055
Classificação de conteúdo: seguro