As potencialidades em estar fora da zona de conforto
Utiliza-se a expressão comumente para designar uma sensação de estar fora dos padrões normais de viver e de estar no mundo. Pode ser inclusive auto-induzido ou induzido por agente externo, mas com anuência da pessoa a fim de despertar questões criativas no trabalho ou mesmo na vida pessoal.
Mas a descoberta de padrões repetidos ao longo de uma vida inteira pode trazer mais do que uma leve sensação de estar fora da zona de conforto. Pode trazer uma vivência existencial profunda e com repercussões e ressonâncias para além do contato com aspectos criativos do nosso subconsciente. Pode nos levar à consciência de que a vida não é só isso que estamos habituados a experimentar e, afinal de contas, estamos nessa vida para experimentar coisas novas também.
Essas novas perspectivas invariavelmente irão nos proporcionar contato com os lados inventivos e fora de série da nossa percepção, sem dúvida. Porém gostaria de salientar que essas novas visões possuem um poder espiritual e transcendente. Mostram-nos variantes e bifurcações de caminhos numa encruzilhada que são as nossas escolhas de vida. O acúmulo de um certo número dessas escolhas poderia abrir a porta para um presente diferente do que o que vivemos hoje.
E daí? Daí que nossas opções e vivências nos aproximam ou afastam do fim último de cada ser humano no planeta Terra. A completa união do humano com a energia solar da criação. A obtenção de grande consciência transformada por compaixão e sabedoria em pura onisciência, onipresença e onipotência. A iluminação com parâmetros inteiramente novos de experiência.
Demais para você? Então imagine o mito de Ícaro que com asas de cera de abelha (que derreteram com a aproximação dos raios solares) voou livremente no céu há mais de 2 milênios na imaginação dos homens. Hoje em dia, viajar de avião é uma realidade e especula-se seriamente a realização de viagens espaciais de turismo. Tudo que pode ser imaginado pode ser experimentado. E a comunhão da natureza humana com a natureza divina já foi sonhada um sem-número de vezes por pensadores, filósofos, religiosos, iluminados e todo tipo de gente ao longo da existência das civilizações.
Por isso estar fora da zona de conforto, pelo menos uma vez na vida, é tarefa para cada um de nós, independente de nossas crenças e/ou ideologias. Porque o que está do lado de dentro da nossa percepção é somente um aspecto da nossa realidade e ambiente exterior e vice-versa. O microcosmo e o macrocosmo se interpenetram e se interconectam por linhas tênues que dependem unicamente da mudança de foco. Basta alterarmos o foco de olhar para fora e olhar para dentro que conseguiremos sair da zona de conforto. E esse é só o começo da experiência. Paz e luz.