"TEOLOGANDO" SOBRE O NATAL

Mês de Dezembro, corações invadidos por amor, esperança e alegria. O "espírito natalino" toma conta das pessoas, todo mundo tão gentil que chega a me encantar, apesar de não me convencer da sinceridade do sentimento... Época bonita, casas e ruas decoradas, comércio lotado e muitos reproduzindo aos filhos e netos a antiga história do bom velhinho de roupa vermelha e barba branca, que desce pela chaminé e distribui presentes para as crianças boas... o "Papai Noel"! Mas, donde surgiu? Ah, esse vem de tempos! Acredita-se que seja inspirado em Nicolau Taumaturgo, homem de bom coração que ajudava aos pobres, mais tarde canonizado pela igreja católica, famoso "São Nicolau". Isso é o que conta-nos a tradição.

E o dia 25 de dezembro como comemoração cristã/evangélica? Dia atribuído ao nascimento do Cristo, não passa de mera estratégia... Data? Não se sabe ao certo, mas analisemos: tendo iniciado Jesus Seu ministério terrestre aos 30 anos (Lucas 3:23) e tendo durado 3 anos e meio, sabendo-se com certeza que morreu Ele na Páscoa (João 18:39a), celebrada em março/abril (Êxodo 12:2), seis meses depois teríamos Seu 34º aniversário, chegamos em setembro/outubro! Bem simples!

E porque adotar 25 de Dezembro?! Ah, essa história também é antiga! Voltemos ao Ocidente pagão: originalmente no dia 25 de dezembro era comemorado o dia do deus-sol, ao mesmo tempo em que o Evangelho se propagava pelo mundo e o paganismo tentava o reprimir. Os cristãos da época decidem adotar esse dia para ser o nascimento de Cristo como estratégia para tirar o foco dos cristãos recém-convertidos do deus-sol... Essa é a verdadeira história do que hoje temos como "Natal", onde uns disseminam a ideia do lendário Papai Noel e são criticados pelos que defendem o Natal como sendo o nascimento do Cristo... Mas não sendo nem um nem outro, afinal, o que é o Natal?