O COTIDIANO MIDIÁTICO E SUAS NUANÇAS

O COTIDIANO MIDIÁTICO E SUAS NUANÇAS

"A sua mente é rica. A pobreza mental desaparece quando chega à fé em Deus e em si mesmo. Entenda o porquê. Compreenda por que está no mundo, por que precisa fazer-se como pessoa, porque precisa amar, porque precisa ter esperanças, porque precisa crer em si e em Deus. Sua capacidade é fantástica. O seu entendimento progride com o exercício da mente." (Lourival Lopes).

A semente pequenina, frágil tem por dentro, uma força gigantesca. Na terra, rompe a si mesma, expande raízes, vence impedimentos, mostra-se à luz e surge árvore resistente e produtiva. Existe uma semente que surge aparentemente pequena, começa a crescer as raízes e a se espalhar por bolsos, contas bancárias viajam até paraísos fiscais, dão trabalho a Polícia e a Justiça e no final das contas, algumas delas são beneficiadas pela impunidade. Essa semente existe é tem um nome esquisito, mas já é do conhecimento de todo mundo, a "semente da corrupção".

As sementes aparentemente pequenas evoluem para árvores daninhas, com frutos maléficos que destroem nações, estados, municípios, pois seus gestores normalmente caem em tentação, e não suportam ver uma grande quantidade de frutos em forma de cédulas encherem-lhes os olhos. Usam de artimanhas e no final das contas já estão com milhões e bilhões delas. Existe uma similar de nome egoísmo, mas não é genérica, pois os malefícios são enormes.

De derivação francesa égoisme - refere-se ao amor excessivo ao bem próprio, sem consideração aos interesses alheios. Exclusivismo que faz o indivíduo referir a si próprio. Filáucia, orgulho, presunção. Doutrina que considera como princípio explicativo dos preceitos morais, e como princípio diretor da conduta humana moral, o interesse individual. Amor exclusivo e excessivo de si, implicado na subordinação do interesse de outrem ao seu próprio.

Egocentrismo está ligado ao egocêntrico, que se diz daquele que refere tudo ao próprio eu, tomado como centro de todo o interesse; personalista. Egocentrado. Indivíduo egocêntrico e personalista. A população brasileira, em especial a política está superlotada de esse ser humano cruel e desumano. Vamos dar um toque a um problema familiar, que é a guarda compartilhada.

No Senado, especialistas falam das vantagens de os filhos conviverem igualmente com pai e mãe após a separação, e projeto de lei sobre o tema deverá ir à votação, ainda em 2014. Audiência pública na Comissão do Senado comandada pelo senador Jayme campos (DEM-MT), garantiu "um parecer que atenderá os anseios dos novos tempos". Na realidade quando o elo entre os casais entra em destruição, os únicos sofredores que merecem muita atenção são os filhos.

"Nem efeito negativo resulta da guarda partilhada entre duas casas". A ideia de dupla residência , segundo o senador , "longe de ser considerada como potencialmente prejudicial ao menor, deve ser vista como ferramenta chave para proteger o desenvolvimento equilibrado da criança". Quando o amor acaba entre dois casais surge o ranço e ele quer queiram, quer não, é prejudicial à criação dos filhos. Sempre existirá alguma mágoa entre os litigantes. O ambiente em que a presença da harmonia era um ponto forte e de repente predomina a desarmonia o baque para os filhos será prejudicial.

O baque é uma palavra forte que pode ser o ruído de um corpo ao cair ou ao embater em outro. Queda, tombo, batida, colisão, desastre súbito; revés, contratempo. Receio íntimo; desconfiança, abalo, momento, e instante. Cientistas brasileiros se aliam a um grupo de acadêmicos americanos e começam a defender nas universidades do País que a vida teria sido criada por uma mente inteligente. Com essa afirmação eles desafiam Darwin.

A teoria do design inteligente - O que defende? Muitas, sendo todas as características do Universo e das coisas vivas, têm evidências que mostram que estas não se desenvolvem por um processo não guiado como a seleção natural, mas teriam sido projetadas por uma mente inteligente. A doutrina espírita define Deus como sendo "A inteligência Suprema, Causa Primária (primeira) de todas as coisas". E o Espírito como seres inteligentes que povoam o Universo.

Para os darwinianos, a teoria do design inteligente é um movimento de criacionistas que tenta dar uma roupagem de teoria científica à fé deles. "Não somos inimigos de Darwin, mas amigos da ciência. Queremos restabelecer a verdade científica". Marcos Eberlin, professor do instituto de Química da Unicamp e o americano Paul Nelson defendem o fim do paradigma da teoria evolutiva. A teoria da evolução feita por seleção natural. Algumas perguntas são delineadas para se responder a esse questionamento.

Quem elaborou e quando? Um grupo de 14 acadêmicos de áreas diversas, liderados por Philip Johnson, professor americano de direito aposentado e autor do livro "Darwin no Banco dos Réus", em 1993. Quando surgiu a vida? A TDI não discute a idade da terra nem quando a vida surgiu no planeta. O que defende? Explica a origem da diversidade da vida na Terra. Segundo ela, novas espécies de seres vivos surgem através de mudanças graduais geradas pela descendência com modificação guiada pela seleção natural.

Quem elaborou e quando? Pelos biólogos e naturalistas ingleses Charles Darwin e Alfred Russel Wallace, em meados do século XIX. Quando surgiu a vida? Cerca de 4,5 bilhões de anos atrás. Doenças coronárias vêm assustando gregos e trianos. Novos exames ajudam a evitar um segundo ataque cardíaco. Evolução mapeada - confira alguns dos indicadores que ajudam a prever a evolução de pacientes que já sofreram um infarto. BNP (Peptídeo natriurético tipo B), presente no coração e no cérebro reflete o grau de estresse cardíaco. (Fonte: Revista Isto É).

Trabalho do Instituto Nacional de Cardiologia (RF) mostra que aqueles que apresentaram índice maior do que 100 picogramas por mililitro tiveram menor sobrevida. Depois de um infarto a depressão e a ansiedade também são situações de pânico, principalmente para as mulheres. Pacientes com depressão apresentam seis vezes mais risco de morrer em seis meses do que aqueles sem a doença.

A chance mais elevada permanece por 18 meses após o ataque cardíaco. Por isso, os cientistas enfatizaram a necessidade de tratar as doenças o mais rápido possível, com especial atenção para as mulheres. Betabloqueadores - Classe de remédios indicada para ajudar a proteger o coração após o infarto. Trabalho recém- publicado no "The American Journal of Medicine" demonstrou que os medicamentos não oferecem benefício na redução da mortalidade.

Pesquisa também publicada no "The American Journal of Medicine" trouxe à tona a importância da frequência cardíaca como preditivo do prognóstico. De acordo com o estudo, pacientes que no momento de alta apresentam frequência superior a 75 batimentos por minuto tinham maior risco de morrer em um ano. Por outro lado, a frequência cardíaca do paciente durante a internação e no momento de alta mostrou-se um indicador válido para predizer o risco de o indivíduo ter outro infarto.

O médico Bassan defende o acompanhamento rigoroso do paciente após o primeiro infarto. A primeira proteção - a prevenção do surgimento de doenças cardiovasculares continua na mira da ciência. Um dos novos recursos para avaliar o risco de ter um infarto nos próximos 20 anos é o sistema criado por cientistas da Harvard School o Public Health. Já o médico Anand Rohatgi, da UT Southwestern Medical Center (EUA) assina pesquisa recente demonstrando que descobrir como está funcionando o HDL, o bom colesterol( ajuda na limpeza das artérias), é melhor indicador de risco do que simplesmente medir a concentração da gordura no sangue. "esse teste é mais útil porque avalia funções-chaves do HDL, algo não accessível pelos exames que fornecem apenas a quantidade".

É de bom alvitre que se faça uma avaliação sobre a quantidade de bom e mau colesterol no sangue. Essa avaliação é simples, pois é feita através de exames específicos de sangue solicitados por um profissional de saúde. Cuide da sua válvula propulsora, pois ela é valiosa para a vida. Saindo dos cuidados inerentes ao coração vamos nos inserir num assunto muito importante. Carrascos Europeus. Espalhando o terror pelas redes sociais, o Estado Islâmico atrai cada vez mais jovens ocidentais. Dois franceses e um britânico foram identificados entre a tropa de radicais que degolou prisioneiros.

Extremistas cruéis - Da esquerda para a direita, os franceses Maxime Hauchard, Michael dos santos e o britânico Nasser Muthana estão entre os terroristas islâmicos cruéis e assassinos. O Islamismo é uma religião monoteísta, ou seja, acredita na existência de um único Deus; é fundamentada nos ensinamentos de Mohammed, ou Muhammad, chamado pelos ocidentais de Maomé. Nascido em Meca, no ano 570, Maomé começou sua pregação aos 40 anos, na região onde atualmente corresponde ao território da Arábia Saudita.

Conforme a tradição, o arcanjo Gabriel revelou-lhe a existência de um Deus único. A palavra islã significa submeter-se e exprime a obediência à lei e à vontade de Alá (Allah, Deus em árabe). Seus seguidores são os muçulmanos (Muslim, em árabe), aquele que se subordina a Deus. Atualmente, é a religião que mais se expande no mundo, está presente em mais de 80 países. O livro sagrado do Islamismo é o alcorão (do árabe alqur 'rãn, leitura), consiste na coletânea das revelações divinas recebidas por Maomé de 610 a 632. Seus principais ensinamentos são a onipotência de Deus e a necessidade de bondade, generosidade e justiça nas relações entre os seres humanos.

Dentre os vários princípios do Islamismo, cinco são regras fundamentais para os mulçumanos:- Crer em Alá, o único Deus, e em Maomé, seu profeta; - Realizar cinco orações diárias comunitárias (sãlat); - Ser generoso para com os pobres e dar esmolas; - Obedecer ao jejum religioso durante o ramadã (mês anual de jejum); - Ir à peregrinação à Meca pelo menos uma vez durante a vida (hajj). (Grifo nosso). Segundo o site Brasil escola: Após a morte de Maomé, a religião islâmica sofreu ramificações, ocorrendo divisão em diversas vertentes com características distintas. As vertentes do Islamismo que possuem maior quantidade de seguidores são a dos sunitas (maioria) e a dos xiitas.

"Xiita significa “partidário de Ali” – Ali Abu Talib, califa (soberano muçulmano) que se casou com Fátima, filha de Maomé, e acabou assassinado". Os sunitas defenderam o califado de Abu Bakr, um dos primeiros convertidos ao Islã e discípulo de Maomé. As principais características são: Sunitas – defendem que o chefe do Estado mulçumano (califa) deve reunir virtudes como honra, respeito pelas leis e capacidade de trabalho, porém, não acham que ele deve ser infalível ou impecável em suas ações. Além do Alcorão, os sunitas utilizam como fonte de ensinamentos religiosos as Sunas, livro que reúne o conjunto de tradições recolhidas com os companheiros de Maomé.

Xiitas – alegam que a chefia do Estado muçulmano só pode ser ocupada por alguém que seja descendente do profeta Maomé ou que possua algum vínculo de parentesco com ele. Afirmam que o chefe da comunidade islâmica, o imã, é diretamente inspirado por Alá, sendo, por isso, um ser infalível. Aceitam somente o Alcorão como fonte sagrada de ensinamentos religiosos. Alguns pontos em comum entre Xiitas e Sunitas são: a individualidade de Deus, a crença nas revelações de Maomé e a crença na ressurreição do profeta no Dia do Julgamento.

No Brasil, o Islamismo chegou, primeiramente, através dos escravos africanos trazidos ao país. Posteriormente, ocorreu um grande fluxo migratório de árabes para o território brasileiro, contribuindo para a expansão da religião. A primeira mesquita islâmica no Brasil foi fundada em 1929, em São Paulo. Atualmente existem aproximadamente 27,3 mil muçulmanos no Brasil. Por enquanto, eles aqui agem com prudência e sem o emprego da violência. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 18/12/2014
Código do texto: T5073993
Classificação de conteúdo: seguro