TODA VERDADE INCOMODA.

Ouvir a verdade ou não ter como enfrentá-la incomoda. Ela aflora da vida empírica permeada de sinceridade e franqueza. Sustenta-se no truísmo que o ser humano nega carregar em uma vida caricata. O disfarce não enfrenta a verdade que deixa a vaidade desnuda, a vaidade que mente.

Não sem razão a verdade fustiga e faz calar. E traz ressentimento para o menos franco, o mais dissimulado.

Por quê? Por atingir o centro da ferida dos que gostam demais de si, e bebem da vaidade, arma cega que erra sempre o alvo, e comem da ficção, imaginário que não semeia a realidade que faz encarar a vida com certeza, de frente, compreendendo-a.

Há uma complacência consigo mesmo nessa postura, ela tem nome, basta procurar a raiz.

Saiba o que procura, quem não sabe o que procura, pode e vai achar a surpresa que não queria e vai ter, que o lançará em mar revolto em vai e volta sem fim, nadando sem rumo, em patético e irônico movimento.

Esta ausência de firmeza é defeito de personalidade, caráter difícil, hábito por indevida formação educacional no lar e escola ou tudo junto. Motivam o exercício da invectiva calcada na dissimulação que não se esconde com tranquilidade. Há sempre a visão dos cem olhos de Argos, figura mitológica grega que alguns possuem.

Difícil olhar o próprio umbigo, máxima que se ouve faz tempo. Ninguém percebe o próprio defeito, ou nega-o ou acha que não está nele incorporado.

Nasceu o homem para o sucesso, ser tolerado, vencer, ser reconhecido, festejado, ímpar, nunca criticado ou a ele mostrado uma verdade que recusa na sua caminhada, quer ser um Zeus no Planeta Terra. Mas não está acima de singularidades que as vezes não pode entender. Não está em nenhum Olimpo este cego da realidade. Quanto menos formação pior.

Passeia no desconhecido que pensa conhecer e se lhe mostram a verdade do mais singelo parto do pensamento fica silente,mas continua na postura que não edifica.

A verdade tem portas largas, não se fecha nunca nem fica visível por frestas, surgiu incontestável com maior amplitude e luz em Jesus de Nazaré, não canso de dizer e repito agora, para fazer a devida pausa em seu Advento, Natal, ficar em silêncio tão necessário.

Perguntado por Pilatos o que era a verdade nada respondeu Jesus, veio ao mundo para fazer Justiça, e ela se faz pela verdade, dizendo-a.

A verdade incomoda, e àqueles a que ela incomoda são os necessitados de comiseração, estão sós no mundo.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 15/12/2014
Reeditado em 15/12/2014
Código do texto: T5070163
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.