AIDS – A BELEZA NÃO MOSTRA O VÍRUS

É de se abismar quando ouvimos as reportagens mostrando que o Brasil está caminhando na contra mão! As recentes pesquisas mostram que há um grande número de jovens sendo infectados. Faixa etária dos treze aos trinta e poucos anos. A que se deve este número alarmante de infecção pelo vírus HIV? Falta de informação? Ignorância quanto aos riscos ainda de si contrair o vírus da Aids? A redução das taxas de mortalidades em razão dos coquetéis existentes hoje? A quase redução de mortes de famosos no Brasil e no Mundo? Ou a busca incessante, novamente pelo prazer sem a devida preocupação com a infecção? Talvez a maioria das pessoas, não se compenetrou de que ainda não há a cura da Aids: Apenas medicações para controle e prolongamento da vida com saúde das pessoas infectadas. Não tenho a resposta, e , nem poderia ter. Sou leigo no assunto.

Hoje por volta das cinco horas e meia da tarde, saio da escola, bato um pouco de papo com um aluno do sexto ano que passava de bicicleta pela calçada da escola. Ligo para casa com o meu celular e falo cerca de cinco minutos com minha esposa. A essa altura já estou no ponto de ônibus a espera do 172R, Jaçanã Belém, que surge lá na ponta da rua, dou o sinal, o coletivo para e eu entro, sento do lado direito do veículo e vou olhando as muitas ruas, calçadas e pessoas indo e vindo, saindo e entrando no ônibus.

Ao chegar na avenida Guilherme Cotching, o motorista autoriza a entra de um senhor de idade mediana. O assento do meu lado, o do corredor estava vazio e o senhor sem se sentar do meu lado começou a falar: Quem pode me ajudara com dez, cinco , um real ou pode ser centavos mesmos. Tenho dois filhos para criar, minha mulher morre deu hemorragia interna quando a minha caçula tinha apenas uma semana de nascida. Emprego tem muitos, mas, não consigo por ser analfabeto e também ser soro positivo. Olhe os meus pés como estão furados de agulhas!

Confesso que ao ouvir a revelação dele tive receio de ele estar ao meu lado. Talvez por susto, por preconceito, por receio, medo, não sei explicar: Mas fiquei receoso! Torcendo para que ele saísse logo de perto de mim. No ponto seguinte algumas pessoas entram no coletivo e entre elas, uma linda garota, lábios carnudos com batom cor de uva, cabelos longos e lisos sobre os ombros, trajando uniforme branco, daqueles de quem trabalham em consultórios médicos ou dentistas, corpo totalmente geométrico, uma linda morena de fazer o asfalto aplaudir e admirar. Uma beleza estonteante de garota.

Essa escultura pede licença para o soro positivo e senta ao meu lado. Ufa, que bela troca! Pelos menos estou mais sossegado. A garota pediu-me licença, sentou-se ao meu lado, e começou a dormir. Provavelmente estava cansada por ter laborado todo o dia.

Foi olhando a beleza da garota e vendo as passagens urbanas passando sobre a minha retina comecei a refletir sobre o senhor soro positivo e a garota ao meu lado, uma musa. Linda por mais de léguas. Comecei a pensar com a minha bolsa de como se é fácil cair nas armadilhas da vida. O inebriar com a beleza daquela e o desejo carnal de qualquer jovem ou mesmo um senhor de cinquenta e seis anos como eu, se não tiver autocontrole pode estar entrando em uma porta errada. Não é o caso da garota ao meu lado é claro. Espero! Apenas teço um paralelo entre o senhor que disse ser soro positivo e a bela jovem sentada ao meu lado. Uma oportunidade de refletir sobre o assunto. Lembram se da música do Luiz Airão que foi tema de uma campanha de prevenção contra a AIDS?

Pela porta aberta

De um coração descuidado

Entrou um amor em hora incerta

Que nunca deveria ter entrado

Chegou, tomou conta da casa

Fez o que bem quis e saiu

Bateu a porta do meu coração

Que nunca mais se abriu / E por isso

Por isso a nostalgia tomou conta de mim

Mas um amigo percebeu e disse assim:

Para que tanta tristeza? Rapaz.

Talvez seja as muitas belezas como a que esteve sentada ao meu lado hoje que leva os jovens a entrarem em um momento de prazer para nunca esquecer por toda a vida, mas, que também podem transformar o seu viver em um viver etéreo a partir de belas garotas que podem estar escondendo o vírus da AIDS. A tentação é gigantesca e a juventude anda desatenta quanto ao fato de que a AIDS não foi erradicada do planeta: Apenas está sendo controlada. E que os cuidados devem continuar a todo vapor. Mas confesso que a garota ao meu é uma tentação. Mas eu controlo bem este tipo de tentação. A maioria dos jovens não. E é ai que a porta aberta pode se fechar para sempre, depois que você entrar nela. Beleza não mostra o vírus da AIDS.