Cidade de igrejas 
         e passarins


     1. Caymmi disse, em bela canção, que Salvador tem 365 igrejas. Segundo o autor de Saudade de  Itapuã, é uma para cada dia do ano.  A Arquidiocese não confirma. Mas admite, que só na capital baiana existem 372 templos católicos. 
     A maioria consta do roteiro turistico da cidade.
     2. Estando em Salvador, o turista não pode deixar de visitar as seguintes igrejas:   a Basílica de Nosso Senhor do Bonfim (1772); a igreja da Ordem Terceira de São Francisco (1703); a igreja de São Francisco (1723), no Terreiro de Jesus, o principal templo barroco do Brasil.

     A Catedral Basílica Primacial de Salvador (1549), considerada a "igreja mãe" de todos os templos da encantadora capital dos baianos; a igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos (1710), no Pelourinho; e a igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia (1549), edificada por Tomé de Souza, o primeiro Governador Geral do Brasil. 
     A igrejinha de Nossa Senhora da Ajuda (1549) onde está o púlpito usado pelo Padre Antônio Vieira; a igreja de Nossa Senhora da Graça (1530-35) considerada o primeiro templo cristão de Salvador, erguido pelo naufrago Diogo Álvares Corrêa, o Caramuru, e sua mulher, a índia tupinambá Catarina Paraguassu. No chão dessa igreja eles estão enterrados.
      3. Maiores detalhes sobre esses e outras templos católicos de Salvador o leitor encontra no livro Basílicas & Capelinhas, dos escritores Biaggio Talento e Helenita Holanda. Há preciosas informações sobre "a história, arquitetura e arte de 42 igrejas".
     4. Salvador é a cidade das igrejas mas é,  também, a cidade dos passarinhos.  Leio numa revista de circulação local, com satisfação e  surpresa, que mais de duzentas espécies de aves cantam e brincam no céu da capital baiana.
          Entre esses pássaros estão rolinhas, sonhaços, pardais, lavandeiras, e canários-da-terra. Eu, acreditem, até gaviões e urubus vi pousando nas cumeeiras de alguns prédios.
     5. A reportagem mostra - incrível! - uma casinha construída, no alto de um poste de luz, por um ousado Jão-de-barro, indiferente à algazarra que vem de um dos mais efervescentes bairros boêmios da cidade, que fica ao lado.
     6. É, os passarins também alegram a cidade grande! Não tenho mais dúvidas.  Pena que nem sempre seus gorjeios são ouvidos, porque esmagados pela poluição sonora que tira o sossego e o romantismo das grandes metrópolis, Salvador, a terceira do Brasil.
     7. Pássaros dão nomes às ruas nas cidades grandes.  Em São Paulo, por exemplo, o bairro de Moema tem ruas com nomes de passarins: Rua Tuim, Canário, Cotovia, Gaivota, Graúna, Macuco, Pavão, Periquito, Pintassilgo e Rouxinol.
     8. Os crepúsculos da Pituba, meu bairro, são acompanhados e saudados por centenas de periquitos, em voos rasantes e corruscantes. Aplaudo-os da minha janela com o entusiasmo do bom passarinheiro.  
     9. Em outros escritos, falei sobre os bem-te-vis que me visitam quase todas as manhãs, pousados nas antenas das tevês dos prédios vizinhos ao meu; e os mais audaciosos, na janela do meu gabinete.
     10. Salvador, uma cidade de igrejas e também de passarins! No seu bonito Brasão tem uma pomba branca.

 
Felipe Jucá
Enviado por Felipe Jucá em 11/12/2014
Reeditado em 14/03/2017
Código do texto: T5066192
Classificação de conteúdo: seguro