SER FELIZ É FÁCIL! - MENSAGEM DE NATAL/2014
Comentários no blog: http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2014/12/ser-feliz-e-facil-mensagem-de-natal2014.html
Todos somos seres humanos desesperados sem causa. A felicidade é fácil! Não me perguntem se sou feliz porque não saberei lhes responder! Mas, sei que ser feliz é muito fácil e simples: depende de cada um individualmente e da coletividade como um todo, cada um fazendo sua parte sem egoismo, exercendo a cidadania, respeitando ao próximo e vivendo de forma intensa e fazendo o que melhor lhe se satisfaça e lhe dê prazer. Será muito fácil se ser feliz, embora reconheça limitações em muitos seres humanos para exercer esse processo! Felicidade plena não existe; momentos felizes, sim. A soma dos momentos é que tornará a pessoa feliz ou infeliz. A felicidade sempre dormiu ao nosso lado, em nossa cama! Nós é que a procuramos onde não a encontraremos e por isso, somos desesperados sem causa!
Se viver tomando cinco remédios, diariamente, dois anos sem ter sofrido novas convulsões, internações de emergências, urgência e sem causar preocupações a minha esposa Yara Queiroz, é motivo de felicidade, então, sou feliz. A felicidade vive dentro de nós mesmos e podemos vivê-la de forma plena, dependendo de como conduzimos nossa vida. Se para o bem ou para o mal, se para o amor ou para o ódio. Com amor no coração vou vivendo e no caminho em que percorro planto flores no jardim de amigos porque nãos sou egoísta: o que quero para mim, o quero para todos.
Quero que todos que acompanham minha vida tomando remédios, dormindo, acordando, escrevendo, postando e difundindo um pouco do que o curso superior me deu. a vida me ensinou e o templo dilapidou e ajudou a aperfeiçoá-lo, mesmo pintando meus poucos cabelos e barba na cor de prata, também sintam o perfume da vida que estou sentindo agora. Difícil é viver assim, mas é suportável! Deus viveu um martírio na cruz com muito maior do que vivo! Por isso sou feliz!
Como se aproxima o Natal, compartilho meu viver com meus médicos e amigos, o neurologista Dr. Dante Luis Garcia Rivera e a infectologista Dra. Silvana Lima e Silva. Abaixo de Deus são os remédios que me receitam nas consultas e nos exames que pedem, que me fazem ser feliz, mesmo que produzindo efeitos colaterais doloridos. Estou escrevendo essas linhas porque sou feliz e entendi que ser feliz é um sacrifício muito pequeno que estou pagando, com a cabeça deformada e cheia de pontos pelas11 cirurgias no cérebro desde 2006 e vivendo com duas infecções hospitalares incuráveis, mas controláveis com os fortes antibióticos.
Perdi a capacidade de sorrir com a boca, mostrando os dentes, mas passei a sentir, viver e sorrir com o coração, mesmo com o rosto fechado: se quando pareço sério, não sou porque sorrio por dentro ouvindo o canto dos pássaros, sentindo o som do vento ainda respirável batendo em meu rosto e a certeza de que no dia seguinte acordarei e sentirei o cheiro do jardim do meu condomínio, quando me dirijo à administração. Também tenho certeza que terei mais um dia de rotina, tomando remédios, dormindo, acordando, fazendo 30 minutos de esteira quando posso, acompanhando as atividades como conselheiro do Mundi, criticando o que entendo que esteja errado, conversando com os funcionários e verificando as dificuldades que todos têm, como assistente social que tenho orgulho de ser Isso também é uma forma de felicidade! Se acham chato porque critico a sujeira e o que não gosto, assumo que sou mesmo. Fui acostumado assim! Se me acham exigente, assumo que sou porque a vida como diretor de órgãos públicos me ensinou ser assim. Isso também me faz viver e ser feliz!
Mudar o que está pronto é mais difícil do que reconstruir tudo dos restos que sobraram de mim e me fazer novo!
Sou o que sou e apenas isso!
Mas, assim, desejo um Feliz Natal e um Próspero Ano Novo a todos e peçam a Deus que possa continuar mais um ano junto a todos os amigos que fiz na estrada da vida, sempre respeitando opiniões contrárias e ouvindo a todos os que me procuram!
Ser feliz custa tão pouco e é tão fácil! Não entendo porque tanta gente transforma a felicidade em uma dificuldade. Imagino que seja porque busquem a felicidade onde ela não está. Sempre esteve ao nosso lado.
Nós é que não sabemos cuidar de nossa felicidade interior. Desconhecendo-a, a desprezamos e nos achamos infelizes!