VOCÊ É HABILITADO?

e souza

Crianças, não façam isso em casa, ou fora dela.

Nos anos de 1970, furtei o fusca azul de minha mãe e fui passear pelo bairro e mais tarde até a casa da namorada. Na volta, já era bem tarde, fui abordado por policiais civis, era um Veraneio branco e preto, o carro era mal conservado. Após sair do fusca e apresentar os documentos, o policial, muito educadamente me pediu a habilitação e eu respondi: - Não tenho. Após uma série de perguntas, resolveram revistar o carro, arrancaram os bancos todos, mexeram em tudo, motor, porta malas, etc. Na verdade não fazia ideia do quê procuravam, a minha esperança era que encontrassem algo que eu havia perdido há muito tempo, mas não aconteceu. Depois de tudo desmontado, perguntaram se eu ia para minha casa, disse que sim, imediatamente entraram na viatura mal conservada e foram embora sem ao menos desejar-me boa noite e me deixaram sozinho na rua no meio da noite para montar o carro, certamente um alvo perfeito para bandidos, mas não fiquei preocupado, penso que os bandidos tenham ido “trabalhar” em outro lugar. Montei o carro, arrumei minhas coisas que desarrumaram e fui para minha casa. Não achei nada engraçado! Mas tenho um amigão, o Alê (vou chamá-lo assim), tem carro e é habilitado, tem esposa e filho e tem também como não convém uma dificuldade visual, mas seu anjo de guarda, sua mulher é quem conduz o automóvel quando saem juntos. Rapaz iluminado esse! Estava ele em uma repartição pública (só podia ser), tratando de alguns assuntos que não tinham nada haver com dirigir, ser ou não habilitado, etc. O funcionário perguntou se ele era habilitado, não digeriu a pergunta, nem seu propósito, mas respondeu que sim. O funcionário pediu o documento; - Senhor me passe sua habilitação, carta, carteira de motorista. – Sim, mas não ando com ela! – Saiba o senhor que é proibido, é crime não andar com a habilitação! – Sim eu sei, mas é que no metrô, ônibus e no táxi, nunca me pediram. É isso aí.

e-mail;edsontomazdesouza@gmail.com

E Souza
Enviado por E Souza em 10/12/2014
Código do texto: T5065337
Classificação de conteúdo: seguro