REMINISCÊNCIAS DUM BOLETIM "VERDE-AMARELO"

Ultimamente tento fugir das notícias.

Mas como fugir delas, justo nessa era enlouquecida da informática na qual a informação não nos dá trégua?

Ainda se fosse informação boa...

Saíram as estatísitcas tristes do ensino médio no Brasil.

Hoje, conversando com um senhor operário dos serviços gerais, ele me dizia que foi à formatura de ensino médio público do seu filho mas se sentia triste porque se asssustou com aonda vermelha do "boletim".

"ele não sabe a tabuada!", me disse ele.

Tabuada? E boletim?

Caramba, isso ainda existe?

Onda vermelha? Bem, se é vermelho tudo pode...tá aprovado mesmo sendo reprovado!

Na minha época ir bem na escola ela colorir o boletim de verde e amarelo: Verde era excelente, amarelo era bom tipo "mais ou menos" e penso que significava atenção, qual num semáforo, que queria nos dizer: CUIDADO! você corre o risco de ficar vermelho...de vergonha ao menos.

Eu me desesperava com os amarelos...

Hoje é justamente o contário: sair do vermelho significa: "atenção você pode se tornar um "verde-amarelo"!

Ficar vermelho na escola era assim, digamos, péssimo....significava que nossas "contas escolares" estavam reprovadas.

Anistia para a reprovação era no conselho de classe e olhe lá!

Quase reprovei por um décimo em geografia, com excelência no restante das notas. Teve promessa da família toda, até romaria!- para que a exigente professora Miriam revisse aquela breve depressão da minha nota, aliás, acho que ainda estou em dívida com a santa dos milagres, a duma capelinha bem escondida lá nos idos dos bons tempos da educação pública.

Hoje em dia quem é "verde- amarelo" corre o risco de sofrer Bulliyng institucional.

Tempos modernos.

Tempos nos quais a sociedade não agrega mais conhecimento, só informação não processada, a cultura inútil que não serve para nada na melhora da vida prática, co-participativa.

Educação é termômetro que mede a sustentabilidade do desenvolvimento humano... e ponto.Sem ela: nada feito!

Não adianta discursar o contrário porque a situação é muito clara a todos.

Caminhamos mal nesse semáforo de cores preferenciais equivocadas.

Os comandos educacionais deveriam ficar vermelhos é de vergonha com a nossa situação verde-amarela tão desbotada.

As estatísticas do ensino médio brasileiro, o concluído entre os jovens na faixa dos vinte anos são ASSUSTADORAS.

E aquele senhor operário dos serviços gerais, depois dum longo papo, me concluiu tristemente assim:

" é dona, estamos abandonados, no vermelho".

Fiquei perplexa com afinalização da cor que ele deu à nossa conversa.

Bem, sigamos confiantes pela aquarela brasileira.

"E é mesmo"-pensei com meus botões- afinal, nem os índios, os únicos e genuínos representantes do VERMELHO BRASILEIRO, cidadãos autóctones, foram poupados do descaso, da falta de educação e do sofrimento social dela decorrente.

Acredito que um dia o BOLETIM BRASIL acorde para as verdadeiras cores da felicidade geral da Nação, tenho essa esperança ainda.

Do despertar para as cores da cidadania.

Cidadania....aura de espírito, que sem educação é só utopia dos palanques.

E chega de proposta para a Nação dormir...vermelha de vergonha pelo todo que as más notícias nos trazem em avalanche.

Educação nos seria a mão de Deus.