AMAR NO PRETÉRITO IMPERFEITO

Eu amava no indicativo... se eu amasse, seria o pretérito imperfeito no subjuntivo. De qualquer forma, ficou para trás... simplesmente não deu certo. Desisti de criar cenários, planejar hipóteses ou insistir, porque foi imperfeito, e como projetar perfeição sendo nós apenas humanos ?

Há um tênue e delicado elemento que compõe nossos sentimentos, que é a provável ausência de lógica ou razão... quando conseguimos agir coerentemente em um relacionamento, ao invés de forma impulsiva e possessiva, significa que ou a pessoa possui uma grande capacidade de abstração, ou simplesmente não se importa com o parceiro.

A passionalidade é característica instintiva, inerente a personalidade e herança primordial de nossos ancestrais, que a cada geração desenvolveu regras e normas sociais que hoje constituem aquilo que conjuramos como "certo" e "errado".

Entretanto, o que adianta fazer reflexões sobre o tudo e todos, se eu, como indivíduo, não consegui êxito amoroso em minhas histórias ?

Algumas vezes, o subjuntivo seria o mais adequado - se eu amei... não sei... mas constitui o meu legado. Minhas filhas eu amarei no futuro do presente do indicativo, ou seja: hoje e sempre.

Mas eu amava ?

Não importa, pelo menos a partir de ontem. Ficou para trás... se eu amei, ou eu amava, é passado.

No presente, ainda não amo... mas no infinitivo pessoal, por amar eu, tenho ânsia de felicidade, náuseas com a solidão... é impossível ser feliz sozinho, como compôs Tom Jobim ?

Eu não quero questionar a respeito... eu só quero escrever uma história diferente de tudo o que vivi. Tenho consciência que relacionamento é reciprocidade, compatibilidade, compromisso, afeto, respeito, admiração, química e o presente do subjuntivo que nós amemos.

Necessito apenas amar... não quero mais sobreviver com paixão de maneira paliativa, apenas esperando o prenúncio de um final anunciado... quero para agora alguém, que seja especial... uma relação eterna enquanto dure, perene sem sabotagem... sem a expectativa de perfeição, apenas que seja ideal.

Se eu amei, ou amava... não importa mais... só quero amar.

SEBASTIÃO SEIJI
Enviado por SEBASTIÃO SEIJI em 05/12/2014
Reeditado em 05/12/2014
Código do texto: T5060017
Classificação de conteúdo: seguro