ACHANDO A PESSOA NORMAL DA FAMÍLIA
Em toda família há pelo menos um doido. Mas no meu caso, se fosse por conta de um só, não valeria o tempo para escrever este textículo.
O fato é que em minha casa a situação é ao contrário: a gente tem pelo menos um normal, mas não sei dizer qual é, neste momento.
Geralmente levanto às 5h para ir ao trabalho e, enquanto me arrumo, o cheiro de arroz feito na hora toma conta da casa. Não, não é para minha marmita, sou fresquinho e não me dou muito com elas: é a doida da minha mãe me mostrando que não há nada melhor que almoçar nesse horário com arroz branco, colorido com três pimentas vermelhas, daquelas de soltar fogo pelas ventas. Olho para ela e em pensamento clamo pelo nome do Pai.
Ela me oferece, mas digo que não, isso alicerçado sempre na mesma desculpa: - é que estou atrasado, mãe. É uma mordida na pimenta e três quatro colheradas de arroz.
Os agregados - namorados e namoradas - que querem entrar para a família ficam espantados olhando a gente tomar limonada temperada com sal. Adoro aquele tempero para saladas "Sabor Ami. A gente toma com uma boca tão boa que até pedem uma bitocada, mas... Só quem é da família que é doido.
Meu pai come pão ensopado no chá Mate, polenta com leite... Olho, mas não falo nada, sou doido, mas não ao ponto de falar "eca": é que um dia minha mãe me deu um tapa na boca porque falei "eca" para um treco que estava comendo.
Na roça, quando dava 9h30, já estava doido para ver minha mãe chegar com um caldeirão de comida: era metade feijão e metade arroz, com dois zoião das gemas bem amarelinhas em cima. Eu comia com a fome de três mendigos juntos.
Meu irmão Carlos esquentava a marmita no motor do caminhão. O queijo até derretia. Eu descascava laranja com o bico da enxada. Meus irmãos cantavam na praça por lazer e o povo queria colocar dinheiro no chapéu.
Meu pai e minha mãe colocam despertador para não perder o horário do Chaves. Ter família é a coisa mais gostosa do mundo, às vezes é até melhor do que fazer besteirinhas. Gente, sou tão doido quanto o restante do meu povo: já comi às 5h da matina, experimentei chá ensopado no pão e polenta com leite: não gostei muito, mas família a gente não escolhe, mas se pudesse escolher, sem dúvida, escolheria a minha.