O CAMINHO CONTINUARÁ TORTUOSO COMO SEMPRE

O CAMINHO CONTINUARÁ TORTUOSO COMO SEMPRE

"Tenha consideração por todos. Faz bem ao seu coração a consideração que você dispensa a uma pessoa. Evite a mau juízo. Para tudo o que diz respeito a terceiros, use palavras de elogio ou faça silêncio." (Lourival Lopes).

Agora, querem destruir o juiz. Os acusados no escândalo do Petrolão se movimentam para impedir o avanço das investigações. O alvo principal é Sérgio Moro, o magistrado responsável pelo processo que está desnudando o maior caso de corrupção da história. O trabalho do Juiz provocou protestos da presidente Dilma Rousseff, que reclamou da realização de interrogatórios durante a campanha eleitoral. O caso que está implodindo políticos, partidos e empresas que roubavam os cofres públicos. A investigação sobre os negócios ilícitos do doleiro acabou revelando o gigantesco esquema de corrupção na Petrobras.

Em setembro _ Youssef também decide tentar um acordo de delação premiada e começa a fornecer detalhes sobre o funcionamento do esquema. O Supremo Tribunal Federal (STF) homologa a delação premiada de Paulo Roberto Costa. Poderoso - Paulo Roberto despachava diretamente com o presidente Lula e com a ministra Dilma Rousseff. Será que os dois estavam cegos ou sendo enganados, ou estão dando uma de vítimas. Será? Só Freud poderá responder. As grandes revelações sobre a corrupção da Petrobras surgiram depois que o ex-diretor Paulo Roberto Costa e o doleiro Alberto Yousseff assinaram a delação premiada.

Os advogados dos acusados vão tentar reverter esses avanços com o argumento de que o acordo foi feito mediante coação dos réus - e pretendem anular o processo conduzido pelo juiz Sérgio Moro. A decisão caberá ao ministro do STF Teori Zavascki. Governo anuncia megapacote. O que muda na gestão da nossa capital. No setor da habitação - Fundação Habitafor ganha força e se transforma em secretaria municipal, com mais autonomia administrativa e financeira. Na criação de conselhos - Promoção de direitos da comunidade LGBT, defesa civil, segurança cidadã e planejamento participativo será alvo de conselhos de natureza consultiva e deliberativa na capital.

Fiscalização - Agência centralizará as atividades de fiscalização urbana de Fortaleza, hoje espalhadas por diferentes secretarias. Defensoria - Número de pedidos de leitos de UTI à justiça cresce 241%. Oitenta e um pacientes estavam à espera de leitos der UTI no Ceará. Ações judiciais movidas pela Defensoria pública em 2014 chegam a 174. No ano de 2013, foram 51. Gestão mais eficaz minimizaria carência, diz defensor. Violência-PM e jovens são baleados. Dois adolescentes tentaram roubar motocicleta de subtenente das reserva, que reagiu. Houve trocas de tiros. Um subtenente da Polícia Militar e dois adolescentes foram baleados durante troca de tiros, no bairro de Antonio Bezerra, em Fortaleza.

De acordo com o t.cel. Rogério Nascimento, comandante da Área Integrada de Segurança (AIS) 2, os adolescentes tentaram roubar a motocicleta do militar. A vítima foi o subtenente da reserva José Ricardo Oliveira. Terra - INCRA afasta suspeitos de fraudes em lotes da reforma agrária. Dois irmãos do ministro da Agricultura estão entre os investigados pela Operação Terra Prometidos da Polícia Federal. Acordo - Paulistanos vão poder consumir água do Paraíba do Sul. Audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF) viabilizou serviços de fornecimento d'água que ficarão prontos em 2016. Nova equipe econômica - Levy promete aperto nas contas.

Foi sinalizado o fim das transferências de recurso do Tesouro para bancos públicos e reequilíbrio da economia para manter as políticas sociais. Credibilidade - Equipe mais ortodoxa agrada aos analistas. Mercado financeiro e empresário aposta em maior controle fiscal, coerência entre Banco Central (BC) e Fazenda e medidas de austeridade. Crescimento econômico, avaliam, será retomado em 2016. Executiva - PSB proíbe filiados de assumir cargos no governo Dilma. Não há previsão de punição para desobedientes. Em quatro estados - Acre, Amapá, Bahia e Paraíba, partido apoiou governo Dilma. Será discutido "caso a caso".

Voltando ao caso da Petrobras faremos a conotação do que foi dito por Paulo Roberto Costa. Ele já revelou: os nomes de mais de trinta políticos beneficiados do esquema. O envolvimento de pelo menos três diretores da Petrobras no escândalo. A lista das empreiteiras que pagaram suborno. Os pagamentos ao PT, ao PMDB e ao PP. A campanha presidencial do PT em 2010 pediu dinheiro ao esquema. O que Alberto Youssef já revelou: o ex-presidente Lula e a presidente Dilma sabiam de tudo. O envolvimento de mais de cinquenta políticos no escândalo.

A existência de contas do PT no exterior. As propinas variavam de 100.000 a 150.000 reais por mês. O dinheiro desviado foi na campanha presidencial do Partido dos Trabalhadores em 2010. O Gênio - o advogado Márcio Thomaz Bastos coordena a estratégia de defesa das empreiteiras. A senadora Gleisel Hoffmann vai ao STF contra a delação do doleiro Youssef. A Revista Veja se definiu ideologicamente já há muito tempo. Ela odeia o Partido dos Trabalhadores (PT) e os governos do PT, disse o ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva. Será que quando a imprensa fala à verdade é porque não gosta de partidos A ou B? Não acreditamos na desculpa esfarrapada do ex-presidente Lula.

Dilma abre rombo de US$ 100 bilhões na Petrobras e Eletrobrás. "Quando a doutora Dilma assumiu a Presidência, uma ação da Petrobras valia R$ 29. Hoje ela vale R$ 12,60. Somando-se a perda de valor de mercado da Petrobras à da Eletrobrás, chega-se a cerca de US$ 100 bilhões. Isso significa que a gestão da doutora comeu um ervanário equivalente à fortuna do homem mais rico do mundo (Bill Gates, com US$ 76 bilhões), mais a do homem mais rico do Brasil (Jorge Paulo Lemann, com US$ 19,7 bilhões). Noutra conta, a perda do valor de mercado das duas empresas de energia equivale à fortuna dos dez maiores bilionários brasileiros." (Da coluna de Élio Gaspari, na Folha).

Esse governo do Partido dos Trabalhadores fizeram misérias e a política brasileira está mais rasteira do que um gilete no chão. Segundo o que publica "A Gazeta do Brasil" Petrobras indo a pique! O fim de Lula e Dilma: Escândalo bilionário na Petrobras é maior que o mensalão. Lula sujou as mãos de petróleo. A compra da refinaria de Pasadena, no Texas, pela Petrobras é o grande escândalo que o PT vinha abafando, mas acabou chegando ao Tribunal de Contas da União e com largas chances de aterrissar na Justiça Criminal.

No início de 2006 a refinaria Pasadena Refining System, de Pasadena no Texas, foi adquirida pela empresa Belga Astra Oil Company, pela quantia de US$ 42,5 milhões, em setembro de 2006 a Astra alienou à Petrobras 50% da refinaria mediante o pagamento de US$ 300 milhões, ou seja, vendeu metade da refinaria por oito vezes o que pagara pela refinaria inteira, um ano e meio antes. Não seria de estranhar, por conseguinte, que a Astra Oil Company pretendesse vender os 50% que permaneciam no seu patrimônio. Ocorre que, por desentendimentos cuja natureza ignoro, a Astra ajuizou ação contra a Petrobras e nela a Petrobras teria sido condenada e, mercê de acordo extrajudicial, pagou à Astra US$ 820 milhões, pondo fim ao litígio.

O estranho negócio, que causou prejuízo de pelo menos US$ 1 bilhão à empresa e seus acionistas, tem como protagonistas pessoas muito próximas a Lula e, sob a ótica do escândalo, tem todos os ingredientes necessários para superar com folga o Mensalão do PT. No olho do furacão estão Guido Mantega, ministro da Fazenda e atual presidente do Conselho de Administração da Petrobras; José Sérgio Gabrielli de Azevedo, ex-presidente da estatal petrolífera e atualmente secretário no governo Jaques Wagner; Almir Guilherme Barbassa, diretor financeiro da empresa e presidente da Petrobras International Finance Company, a caixa de Pandora da empresa; Nestor Cerveró, diretor financeiro da BR Distribuidora; e Alberto Feilhaber, funcionário da Petrobras durante duas décadas e há alguns anos trabalhando na Astra Oil, uma das empresas do grupo que atraiu a Petrobras para a refinaria de Pasadena e depois largou a bomba nas mãos dos brasileiros.

Sinceramente não entendemos como a maioria do povo brasileiro se deixa levar por promessas mirabolantes, prometidas pelo molusco Lula, que passou oito anos na presidência do Brasil, sendo beneficiado por atos de corrupção, e além do mais indica uma candidata de sua confiança, que fez parte do seu governo na Casa Civil. As informações detalhadas nesse artigo mostram que tanto Lula como Dilma sabiam da tramoia que estava acontecendo e não tomaram nenhuma atitude. O mal se espalhou e a economia brasileira está desordenada entrando em parafuso a todo instante.

O que nos chama a atenção é que diante de tantas aberrações políticas, o povo brasileiro ainda consiga eleger uma presidente que não tem cacife para governar um País da envergadura do Brasil. Estão escasseando nosso patrimônio, pois a quantidade de larápios aumenta a cada dia que passa. Meu Deus proteja o Brasil contra os maus políticos e aqueles que querem enricar, através da corrupção e dos escândalos. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES - MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE.

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 04/12/2014
Código do texto: T5058019
Classificação de conteúdo: seguro