VIVÊNCIAS
Nestes tempos de tanta tecnologia, de uma dependência, quase desumana das máquinas, vemos, de modo triste, desaparecer o tempo para o bate papo amigo, frente a frente num banco de praça ou mesmo num cantinho sossegado de um bar.
Hoje o que vemos, lamentavelmente, são seres robotizados e silentes, ligados, conectados, presos, alienados pelos celulares e outros tantos tipos de aparelhos que, creio eu, desumanizam em muito os seres humanos
As pessoas, tal qual zumbis, caminham pelas ruas das cidades, a falar alto, como se fossem perturbados, mas, na realidade estão, como que presos, dependentes, sem liberdade pessoal, a um instrumento que veio para facilitar a comunicação e, jamais, para isolar as pessoas dentro da sociedade.
Os otorrinologistas afirmam que esta geração, que está, hoje, diuturnamente conectada, com seus ouvidos sendo permanentemente invadidos por sons de palavras, de músicas ou mesmo ruídos de jogos que, num futuro próxima os levará a uma surdez precoce.
E o mais grave de tudo isso é que o telefone celular se tornou uma arma mortal nas mãos daqueles que dirigem usando-o, como se não fosse possível parar para atender alguma ligação, ou mesmo avisar seu tempo de viagem para não ser incomodado, ou simplesmente ignorar a chamada, para sua segurança e a de outras pessoas.
Um dia desses, ouvi algo que deixou-me deverás estarrecido, eis que numa pesquisa jornalística, próximo a uma escola, quando a repórter perguntou para uma aluna, de mais ou menos 13 anos, se a mesma ficaria um dia sem o seu celular, a mesma respondeu:" Eu morro se ficar um minuto sem meu celular, pois eu durmo com ele debaixo do meu travesseiro". Isto, no meu pensar é loucura, falta de sensibilidade e falta de uma meta para sua vida.
Não há mais diálogo entre pais e filhos, mesmo na mesa de refeição, eis que todos, lamentavelmente, ao invés de trocar idéias num papo familiar e amigo, ficam conectados aos seus aparelhos celulares, como se os mesmo fossem mais importantes que o ambiente familiar.
E o celular passou a ser uma arma mortal usada pelos criminosos, os quais de dentro dos presídios, comandam crimes. Penso que, a continuar neste ritmo, o uso descontrolado dessa tecnologia irá conduzir os seres humanos a uma geração de pessoas egoístas, solitárias, tristes e, mais do que isto, a uma destruição de valores familiares, humanos e sociais.
Vamos usar toda as novas tecnologias para melhorar as nossas vidas, para construirmos um sociedade mais humana e que possamos não permitir que as mesmas nos levem para caminhos sem volta.