Vôos Tupiniquins

Que país é mesmo esse onde habitamos? O “país – piada” do Clóvis Rossi? O Presidente Lula perdeu-se mesmo, frente ao embaraçoso momento aéreo por que nosso país passou recentemente. O embaraço – festa tupiniquim no ar- parece ainda não estar acomodado de tudo.

Muita coisa obscura ainda não foi esclarecida. E os que morreram vitimados pelo choque no ar do Learjet e do Boeing? Nem sinos houve que dobrassem por eles, vítimais do descontrole total do espaço aéreo nacional.

O Presidente Lula amanhece e dá uma ordem: desmilitarize-se o nosso controle do espaço aéreo! No dia seguinte, após brigas e descontentamentos entre ele e almirantes, generais e brigadeiros, desfaz tudo e o controle volta a ser o que, realmente, não chegou nem a deixar de sê-lo. Quanta confusão entre governantes e desgovernados tupiniquins, não é?

A verdade é que, enquanto esse alunado de controladores de vôos já em preparação não estiver bem preparado, não se sabe como ficará ou continuará, melhor dizendo, o nosso espaço aéreo.

Arranjar a solução da bomba do ar, através de ordens súbitas e falácias indigestas, não permite que se decole nada. É uma outra bomba. Esses controladores de vôo não estão monitorando vôos de aeronaves tripuladas por cobaias, mas por trabalhadores que, infelizmente, para se locomoverem melhor, necessitam desse meio de transporte.

Quem será responsabilizado pelo acidente aéreo que matou mais de cento e noventa inocentes? E pelo caos nos aeroportos, quem?A sociedade espera com muita atenção essas respostas que, na verdade, já deviam ter sido esclarecidas a mais tempo. Voar no espaço aéreo nacional sempre foi considerado seguro e só agora é que aparecem as pendências desse ofício? Nada de faltoso para com ele havia antes? Os controladores de vôo se aquartelaram e a sociedade foi humilhada, tendo que dormir nos corredores dos aeroportos entre cansaço e choros. Os balcões das empresas de aviação civil, para que servem? Para maltratar seus consumidores nessas horas? Que país é esse onde voamos? Se é assim, voltemos a andar de carroças, as antigas, já tão conhecidas e propaladas desde a era Collor. Não é por aí que se torna um país, sério e digno de respeito ! Tudo isso nos deixa uma lição de falta de vergonha nacional O respeito social está de luto!

O Presidente Lula tem a obrigação de apurar toda essa baderna que vitimou os aeroportos, o espaço aéreo e a paciência nacional. E, o mais exigido por nós: o nome dos responsáveis e seus envios às mãos da justiça. Pague o que deve quem merecedor for.

E por acaso passageiro aéreo é brinquedo de teste de aeronaves? Descortine-se o que foi erro, falha ou outra coisa qualquer. O Brasil quer apenas a verdade!