PALAVRAS VAZIAS

Em tempos de reflexão, questiono a capacidade de discernimento das pessoas acerca do que acontece em nosso mundo, mas é perturbador constatar como a maioria de nós simplesmente não compreendem o contexto de suas próprias vidas.

Se cada um resolvesse seus problemas, não haveriam problemas no mundo... uma falácia sinalagmática, pois exatamente nessa afirmação está a raiz: a insensibilidade ou ignorância do ser humano em diagnosticar o quê é ou não é um problema.

Por isso, aqueles que enxergam demais são taxados de arautos do apocalipse, sendo que a contraparte são os pobres ingênuos. O equilíbrio é delicado, pois nem sempre aquilo que projetamos tem a importância que prevemos.

Eu fico constrangido quando me deparo diante do vácuo deixado por palavras vazias... aquelas que são ditas e ignoradas, independentemente de apreciação do conceito de veracidade. Infelizmente, as pessoas estão perdendo a capacidade de ouvir, racionalizar e chegar a uma conclusão, optando pelo caminho das verdades particulares que estão inseridas em nossa consciência.

De nada adianta questionar que aquele tom é um azul - conforme o próprio fabricante do pigmento denomina a cor, se o indivíduo acredita que é verde... é deprimente ouvir as argumentações tentando descaracterizar o óbvio.

A verdade é unica, mas cada pessoa tem sua versão própria... e nesse jogo de desencontros, há a batalha de egos e surge a discórdia, inimiga da razão - afinal, não é possível que ambas as partes estejam totalmente certas, mas tão somente parcialmente, e com a improbabilidade de equivalência...

Falamos tudo que nos vem na cabeça, mas deixamos de ouvir a maioria das palavras que são ditas... não questiono a necessidade de aceitação do proposto como verdade, mas apenas um mero exercício de reflexão... uma atitude menos egoísta e mais compassiva.

Por que a partir do momento que nada que dizemos é ouvido, e nada que nos falam é compreendido, criamos uma ficção naquilo que deveria ser a realidade, como uma fuga desesperada para uma zona de conforto ou então o enclausuramento interno... ambos são nocivos.

E nada disso aconteceria se simplesmente prestássemos atenção... mas com tanto conteúdo contaminando os nossos sentidos, para quê ouvir uma coisa que eventualmente não é de nosso agrado ???

É deprimente passar por essa situação...

SEBASTIÃO SEIJI
Enviado por SEBASTIÃO SEIJI em 02/12/2014
Código do texto: T5056753
Classificação de conteúdo: seguro