A INCRÍVEL PERSONALIDADE DOS GUERREIROS ESPARTANOS

“Em tempos de guerra os covardes se escondem”, diz a máxima.

A realidade é que no coração de um guerreiro não há lugar para o medo, pois o que é o medo, senão a ausência do conhecimento?

Despojados de medo e cujo único objetivo era a vitória, motivo maior de honra, assim eram os guerreiros espartanos, os melhores de toda a Grécia.

Quanto mais difícil a batalha, maior era seu desejo de lutar.

A palavra derrota não existia em seus vocabulários.

Retroceder nunca, render-se e desistir, jamais!

Se a única opção for a morte, morra com honra – diziam.

Homens leais à pátria, ao próximo e às suas convicções, eram preparados desde cedo para as situações mais deploráveis.

Exemplos de fé, determinação e perseverança, esses bravos guerreiros nos ensinam que vale a pena lutar, mesmo quando as circunstâncias apontam a derrota; que não é a vela que proporciona o deslizar do barco, mas o vento que olho algum vê.

Na vida se ganha e perde, se vive e morre, porém nossa existência só terá valor em sua plenitude se no final tivermos deixado em nossa estrada, rastros de uma vida vivida apaixonadamente com intenso ardor e a certeza de que valeu cada segundo, mesmo com lutas, lágrimas e descaminhos, pois fizemos deles degraus para nossa evolução.

ROGÉRIO RAMOS
Enviado por ROGÉRIO RAMOS em 30/11/2014
Código do texto: T5054417
Classificação de conteúdo: seguro