20 DE NOVEMBRO: DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Em 1694, Domingos Jorge Velho, um bandeirante paulista, conhecido como o exterminador de indígenas, recebeu a tarefa de destruir Palmares, pois para o colonizador, apagar Palmares do mapa do Brasil era questão de “honra”. Naquele ano, com 9.000 homens armados com canhões, o bandeirante invadiu o povoado de Macaco, principal de Palmares.

No dia 20 de novembro de 1695, ferido e escondido na mata, Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, foi morto de forma violenta, vítima da traição de Antônio Soares, que delatou o lugar de seu esconderijo. Sua cabeça foi decepada e enviada para Recife, onde foi coberta por sal e colocada em um poste até ser consumida pelo tempo.

Palmares resistiu a cerca de 20 ataques. Mesmo estando aquém do poder bélico das tropas portuguesas, os quilombolas, na liderança de zumbi, grande e descomunal estrategista militar, usaram a capoeira e outras técnicas de combate, em sua defesa.

Hoje, 20 de novembro de 2014, o Senado Federal homenageou sete personalidades negras com a comenda Abdias Nascimento. São eles: Martinho da Vila, Gilberto Gil, Milton Gonçalves, o ministro do STJ Benedito Gonçalves, Edna Almeida Lourenço, o professor Silvio Humberto dos Passos e o pescador Francisco José do Nascimento (in memoriam 1839 -1914), conhecido como o Dragão do Mar, um cearense, nascido no município de Aracati, que ficou famoso por sua luta abolicionista.

Na ocasião da homenagem, o senador Renan Calheiros argumentou que “a taxa de homicídios de negros no país é de 36 para cada 100 mil pessoas, enquanto que para os não negros é de 15,2 para o mesmo grupo”.

De fato muita coisa mudou em relação ao negro, principalmente com o sistema de cotas e do Estatuto da Igualdade Racial, mas há muito por fazer. O Brasil ainda está aquém de atingir um patamar de satisfação.

Enquanto isso, nossa luta, no repúdio a qualquer tipo de discriminação ao negro, continua.

Primamos por um Brasil em que todos vivam em fraternidade.

ROGÉRIO RAMOS
Enviado por ROGÉRIO RAMOS em 30/11/2014
Reeditado em 25/04/2018
Código do texto: T5054378
Classificação de conteúdo: seguro