CARTA ABERTA AO MINISTRO DA JUSTIÇA, EDUARDO CARDOZO!
Comentários no link do blog http://carloscostajornalismo.blogspot.com.br/2014/11/carta-aberta-ao-ministro-da-justica.html
“Vivemos numa sociedade que até o síndico de prédio superfatura quando compra o capacho. E é o mesmo síndico que por vezes sai protestando dizendo ‘esses políticos. Políticos eleitos por ele".’.(José Eduardo Cardoso – Ministro da Justiça do Governo Dilma Rousseff)
A infeliz declaração do Ministro da Justiça Eduardo Cardozo, da Presidente Dilma Rousseff, generalizando todos os que dedicam seu tempo, seu trabalho para assumirem como síndico em seus condomínios, sem receber nada por esse trabalho, no mínimo é uma agressão. Ele ainda acrescentou que depois os síndicos ficam criticando os políticos que eles elegeram. Se o senhor não sabe ministro, é uma nação inteira e não são só os síndicos que elegem políticos. Vossa excelência, certamente, votou na presidente Dilma Rousseff para ainda ocupar o Ministério da Justiça.
Não generalize porque toda generalização é burra, como toda unanimidade é burra também! Vossa excelência deve um pedido de desculpas a todos os síndicos que dedicam seu tempo, nada recebem por isso, para tentar organizar seus condomínios e o que recebem como presente? Nada, além do desconto no pagamento de suas taxas e agora, também a acusação de que são corruptos, logo de quem deveria se portar de uma forma mais sensata e não generalizar nada!
O Ministro José Eduardo Cardozo fez essa afirmação na Associação dos Magistrados Brasileiros, como se fosse normal generalizar. Pela estúpida e ilógica e irracional ideia do Ministro da Justiça, todos os que assumem o comando de condomínios, com diversos problemas, complexas decisões, terão obrigatoriamente que ser corruptos? Faça-me o favor de em suas próximas declarações públicas, falar menos bobagens e se portar com um Ministro!
Senhor Ministro Eduardo Cardozo, fui síndico em três condomínios em Manaus, por vários anos, em um deles mesmo sem possuindo mais imóvel foi chamado para organizar as finanças do Condomínio e nunca exerci essa prática delituosa. Também nunca assinei aditivo em qualquer contrato e sempre mandava fazer licitações abertas a todos os interessados, sem ter intermediários entre mim e os fornecedores, como acontece e está vindo a público no caso da Petrobras. Não generalize, senhor Ministro, com todo respeito. Dizer que existem alguns, aceito, mas generalizar no seu todo, como se “todos fossem farinha de um mesmo saco”, ah, isso não!
Não é porque muitos síndicos não são remunerados e vivem de seu trabalho honesto, pagando seus impostos, terão que desviar dinheiro também. Mas o senhor generalizou e não fez distinção nenhuma. Pela lógica de vossa excelência, só porque um ovo está goro no galinheiro, todos os outros obrigatoriamente estarão também? Ou só porque um servidor público desviou recursos públicos, todos serão obrigados a desviar também?
Senhor Ministro, perca mais seu tempo mandando investigar as grandes fortunas que foram e continuam sendo desviadas e depositadas no exterior pelas grandes empreiteiras que prestam serviços para o Governo Federal, porque os Conselhos Fiscais dos condomínios, todos eleitos livremente em AGE, cuidam dos problemas internos e resolvem! Se houver roubalheira de qualquer ordem, é caso de Polícia e deverá ser apurado pelo órgão policial competente!
Cada um é responsável pelo país em que deseja viver! Mas com a total e massacrante inversão de valores e generalizações tão absurdas e grosseiras praticadas por autoridades do vosso nível, nenhum candidato a síndico se apresentará nas AGEs dos Condomínios, porque todos farão compras irregulares e são corruptos!
Senhor ministro, faça-me o favor de resolver o problema da corrupção na Petrobras porque nos Condomínios existem Conselhos Fiscais para analisar as contas dos Síndicos e, caso haja indícios de irregularidades, os conselheiros podem representar contra o profissional e a AGE pode colocá-lo no olho da rua!