UMA REFLEXÃO PÓSTUMA

Prof. Antônio de Oliveira

antonioliveira2011@live.com

Dia 19 de novembro de 2014. Cerca de 20h30. Acabo de perder meu irmão, José. O telefonema, embora esperado, me deixou nocaute. Sensação de tirar os óculos e não enxergar, desligar o telefone e não mais ouvir sua voz. Pelo menos de viva voz, voz exterior. A voz interior, essa a gente ouve quando quer. Desconectar e perder o contato. Fechar o livro e encerrar a leitura. Deitar-se e não mais se levantar. Não acordar e dormir o sono eterno. Desaparecer o fotografado e ficar apenas a imagem. Ou melhor, várias imagens. De várias ocasiões congeladas no tempo, mas vivas no coração. Deixar de ver com os olhos da carne e passar a ver com os olhos da alma. Hora de voltar à origens. Tu és pó e ao pó te hás de tornar. O trem que chega é o mesmo trem da partida. E que trem, sô!...

Naquele tempo, sabedor da morte de seu amigo Lázaro, Jesus disse: Lázaro dorme. E Jesus sabia que Lázaro estava morto de fato. O sono é imagem da morte. Cemitério é um universo em coma. Mortos e vivos convivemos naturalmente: aqueles debaixo da terra, estes na superfície, na vida calma do interior e das fazendas, onde ainda se respira, ou no burburinho das cidades grandes, de ar condicionado. Uns preocupados com a qualidade de vida, outros entregues às drogas, ao crime, à corrupção, à espoliação do próximo, ao dinheiro como razão de viver. Uns vendo a vida passar, outros sentindo que o tempo não passa, e ainda outros, na azáfama por ar, terra e mar. Sem tempo para nada. Sem tempo para viver. Ah, feliz de quem tem a receita de viver. De bem viver. De bem conviver consigo mesmo e com os outros. De viver com fé que a fé não nos deixa “faiá”. Idas e vindas, chegadas e partidas. Cada um na sua. Até que a morte nos separa. Separa casais, pais e filhos, irmãos, avós e netos, e amigos. Inimigos também.

José se foi. A presença do Zé, Zezé, para os íntimos, permanece em mim. Mas naquela cabeceira da mesa tá faltando ele. Faltando um irmão...

Antônio Oliveira MG
Enviado por Antônio Oliveira MG em 25/11/2014
Código do texto: T5047551
Classificação de conteúdo: seguro