MEMÓRIA OLFATIVA
e souza
Ser feliz é uma ciência, e nós podemos domina-la! Felicidade pode ser o colo da mãe, um brinquedo esperado, o beijo desejado, um telefonema aguardado, o filho nos braços, a comemoração de um gol, de um casamento, um noivado, um perfume conhecido, um odor não esquecido, enfim, há uma infinita lista de momentos e experiências que podem nos fazer felizes. O cérebro humano possui um mecanismo chamado sistema de recompensa. São grupos de neurônios situados em determinadas regiões, como o septo - que fica bem no centro do cérebro, todas as vezes que fazemos algo física ou mentalmente agradável, qualquer coisa mesmo, esses neurônios causam a liberação de dopamina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer. É como fazer sexo – queremos sempre, pois o estado de prazer nos inunda e sendo assim queremos sempre mais, sem pensar em reprodução humana. Outra coisa que nos da muito prazer ou não, é o perfume, aquele cheiro seja ele de uma comida, um perfume, o perfume de alguém, o cheiro do amor, o cheiro da mulher desejada, ou do homem desejado. Um perfume conhecido que ficou no travesseiro, num canto qualquer da casa, na camiseta, um sonho com cores e odores conhecidos ou que nos chama atenção para um determinado momento, ou momentos da nossa existência. O perfume que ela ou ele usava, que de quando em vez sentimos ao longo da vida, o cheiro único de cada ser, mesmo que se use o mesmo perfume. O cheiro, o primeiro cheiro sentido no primeiro encontro, ou o doloroso cheiro da partida, do espanto, ou da separação, indesejada por um lado e querida por outro. Os odores nos cercam de uma forma implacável e nos remetem a situações dolorosas ou prazerosas. A lembrança de algum lugar, mesmo que jamais tenhamos estado la, de certa forma conseguimos sentir a ocasião, as pessoas, um lugar talvez que não exista fisicamente nesse plano, mas que sabemos perfeitamente que estivemos por perto de alguma forma. Aquela fragrância suave que nos visita sem motivo aparente e temos a certeza absoluta que certo alguém passou por ali, mesmo que este alguém não esteja mais por aqui, ou esteja longe de nós, mas por algum motivo nos visita com seu cheiro inconfundível e certamente nos faz muito feliz.
e-mail;edasontomazdesouza@gmail.com