EXISTE DEMOCRACIA NO BRASIL?

EXISTE DEMOCRACIA NO BRASIL?

Por: ANTONIO PAIVA RODRIGUES

"Ame as pessoas. Dentro delas existe a mesma plantinha que há dentro de você. Uma plantinha que se desenvolve, fortifica e dá frutos, se você a trata com amor. Trate seus amigos e parentes com amor e colherá frutos benevolentes." (Lourival Lopes).

Democracia - palavra de origem grega demokratía, e significa o governo do povo; soberania popular; democratismo. Doutrina ou regime político baseado nos princípios da soberania popular e da distribuição equitativa do poder, ou seja, regime de governo que se caracteriza, em essência, pela liberdade do ato eleitoral, pela divisão dos poderes e pelo controle de autoridade, dos poderes de decisão e de execução; democratismo. País cujo regime é democrático existe as classes populares, o povo e o proletariado, onde predominam esses fatores nós nominamos de vulgocracia. A democracia pode ser autoritária em cujo sistema de governo surgiu após a 1ª. Guerra Mundial, em geral anticomunista, firmado na supremacia do poder executivo em relação aos demais poderes.

Já a Democracia Popular é a designação comum aos regimes políticos monopartidários dominantes nos países da área socialista, chama-se também republica Popular. A Ditadura é uma forma de governo em que todos os poderes se enfeixam nas mãos dum indivíduo, dum grupo. Duma assembleia, dum partido, ou duma classe. Qualquer regime de governo que cerceia os suprime as liberdades individuais, excesso de autoridade; despotismo e tirania. A Ditadura do Proletariado - regime político social e econômico desenvolvido teórica e praticamente por Lenin, e que se baseia no poder absoluto da classe operária, como primeira etapa na construção do comunismo. Despotismo - autoridade de déspota, poder absoluto e arbitrário, sistema de governo que se funda no poder de denominação sem freios.

Ato próprio de déspota e tirania. Lugar inacessível, não sabido, oculto, no mato. O déspota é o senhor absoluto e arbitrário tirano e opressor, dominador absoluto e pessoa com tendências dominadoras. Que é senhor absoluto e arbitrário; despótico. A democracia é muito importante para qualquer nação desenvolvida ou em desenvolvimento. Como tudo no mundo a democracia também tem os seus limites. Radicalismos pós-eleitorais dão fôlego a propostas antidemocráticas que deveriam ser rechaçadas por toda a sociedade. O problema é que setores do governo atual (PT) insistem em estimulá-las. É verdade que a eleição rachou o País e trouxe com ela o recrudescimento de um radicalismo nefasto.

Quando isso acontece os processos golpistas ficam de plantão esperando a hora e a vez de atuarem. A ameaça ao Estado de Direito existe. A polarização pós- eleitoral criou um venenoso ambiente político. Polos de espectro ideológico passaram a apontar saídas antidemocráticas. Impeachment; regulação da mídia; atropelo ao Congresso e Intervenção Militar. Pedir o afastamento de um presidente sem que haja provas de desvios de conduta por parte do chefe do Executivo nacional trata-se de uma tentativa de golpe. Tentar exercer qualquer tipo de controle à imprensa atenta contra a liberdade de expressão e contra os princípios democráticos. Criação de conselhos populares e realização de plebiscitos sob o argumento do fortalecimento da democracia direta são atitudes antidemocráticas.

Tirar poderes do Congresso legitimamente efeito e atitude típica de governos totalitários. Não cabem em democracias maduras pressões em favor de intervenções no País. Resta-nos saber se a "Democracia brasileira está madura ou Deteriorada.". (Fonte: Revista "Isto É"). O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT), Rui Falcão, é um dos entusiastas do projeto de regulação da imprensa, em análise pelo Ministério das Comunicações. Ao levantar bandeiras e propor iniciativas que reduzem o peso de um dos três poderes, no caso o Poder Legislativo, o PT também flerta com a defesa de um governo totalitário. Os jovens ainda estão na faculdade e participaram do treinamento feito pelo partido antes da campanha.

"Será que é possível não dizer meu nome? Minha mãe não sabe que faço isso". Palavras de um jovem que somente para amealhar alguns trocados aceitou proposta indecente do jornalista Franklin Martins, para manter uma guerrilha nas redes Sociais. Militantes virtuais que atuaram na campanha de Dilma continuarão sendo pagos para defender as ações do governo, neutralizar críticas e atacar adversários. Franklin Martins ficou responsável por orientar uma equipe de cinco jornalistas para esse fim. O governo brasileiro tem assimilado o mau exemplo dos países vizinhos e seus aliados.

Como modelo para o PY, o bolivarianismo de países latino-americanos não passa de delírio e como espantalho usado pela oposição, vira proselitismo. O bloco dos chamados "bolivarianos", Venezuela, Bolívia, e Equador, seriam as principais fontes de inspiração, além da Argentina, com seu velho peronismo, e do México e seu quase centenário PRI (Partido Revolucionário Institucional). Manifestantes chavistas são pressão constante sobre o Congresso e a imprensa na Venezuela. Na Bolívia, o presidente Evo Morales conseguiu subjugar o Poder Judiciário. Tentativa de replicar experiências de sociedades e economias tão diferentes leva ao fracasso. Ataque Peronista: A presidente da Argentina Cristina Kirchner fecha o cerco contra os veículos de comunicação que não seguem sua cartilha.

Os chavistas na Venezuela avançaram brutalmente contra jornais e redes de TV, em 202, incentivando, contrabandeando armas e participando de um golpe de estado que dissolveu o Congresso e Judiciário, mas só teve fôlego para durar dois dias. Enquanto no Brasil, o homem da mala está no Congresso. O empresário Adir surge como o elo entre o doleiro e os políticos. Negócios milionários, empresas fantasmas, sócios suspeitos. Foram 19 empresas fantasmas pertencentes ao libanês, que conseguiu impedir a quebra do seu sigilo bancário e fiscal cobrado pela corrupção. Na "CPI de Cachoeira". Fernando Cavendish apontou o libanês Adir Assad como receptor das propinas que eram pagas a parlamentares.

Legend Engenheiros Associados Soterra Terraplanagem, ISM Engenharia E Rock Star Marketing receberam do esquema do petrolão aproximadamente R$ 50 milhões. Também receptora de recursos do escândalo da - Delta, a RCI Software, de Alberto Yousseff, embolsou R$ 20 milhões desviados de contratos da Petrobras. Segundo Reinaldo de Azevedo, a Construtora Delta é apontada como parte do esquema de Cachoeira, é uma velha amiga de Zé Dirceu e de Sérgio Cabral. E isso é apenas… fato! A memória seletiva de certos setores da imprensa faz lembrar, às vezes, a seletividade dos que estão vazando informações sobre a Operação Monte Carlo.

A construtora (Delta), a empresa que mais toca obras do PAC, aparece, segundo relatório da Polícia Federal, atuando para o esquema de Carlinhos Cachoeira. Delta, Delta, Delta… Esse nome não nos é estranho, certo? Como lembrei aqui no dia2 de setembro do ano passado, o dono da empresa, Fernando Cavendish é um homem que tem amigos poderosos. Dois dos mais destacados são Sérgio Cabral, governador do Rio, e José Dirceu, o “chefe de quadrilha” (segundo a PGR). No Rio, a Delta toca obras de R$ 600 milhões. Pelo menos R$ 164 milhões desse total foram contratados sem licitação.

Naquele trágico fim de semana de junho, em que um acidente de helicóptero matou sete pessoas no litoral baiano, incluindo a nora de Cabral, o governador integrava o grupo que estava na Bahia para comemorar o aniversário de Cavendish. Cabral viajou àquele estado no avião particular de outro potentado do setor privado: Eike Batista: "Se vocês procurarem nos arquivos dos jornais, sites e portais, verão que a construtora Delta demorou em virar um foco especial de atenção. No dia 8 de abril, escrevi um post a respeito, de que reproduzo um trecho".

Só para conhecimentos dos leitores que gostam de política. Cavendish cresceu muito durante o governo petista. Teve um “consultor” de peso: Dirceu. No começo de maio do ano passado, VEJA publicou uma reportagem sobre a meteórica ascensão de Cavendish. Em entrevista à revista, dois empresários, José Augusto Quintella Freire e Romênio Marcelino Machado, acusam o ex-ministro e chefão petista de fazer tráfico de influência em favor da - Delta. Segundo os dois, Dirceu foi contratado por Cavendish para facilitar seus negócios com o governo federal.

E como eles sabem? Eles eram donos da - Sigma Engenharia, empresa que foi incorporada pela - Delta em 2008; os três se tornariam sócios. O negócio emperrou e foi parar na Justiça. Oficialmente, a Delta contratou Dirceu como consultor para negócios junto ao Mercosul. Receberia modestos R$ 20 mil mensais pelo trabalho. De fato, dizem os denunciantes, a Sigma passou a ser usada por Cavendish para fazer transferências bancárias a Dirceu.

Sigilos bancários mostram que o empresário Adir Assad, operador flagrado no escândalo da - Delta recebeu do esquema Petrobras, através do doleiro Alberto Youssef, para repassar a políticos. Nos sigilos bancários do esquema Youssef, A Polícia Federal descobriu ao menos cinco das 19 empresas fantasmas de Assad: Soterra Terraplanagem, Legend Engenheiros Associados, JSM Engenharia, Rock Star Marketing e SM Terraplanagem. Russomano e Assad têm relações estreitas. O empresário libanês também já teve negócios com a família do deputado Paulo Maluf (PP-SP).

Youssef e Assad também seriam sócios da Legend Win Enterprise, sediada em Hong Kong, que fechou contrato de R$ 11 milhões com a Petrobras. A Polícia Federal (PF) desconfia que Adir Assad seja sócio de Augusto Ribeiro Mendonça, executivo da Toyo-Setal, que firmou acordo de delação premiada. Mendonça possui uma dezena de empresas em seu nome e de familiares que receberam cerca de R$ 100 milhões do esquema Youssef. Mendonza também é sócio do deputado Federal Celso Russomano (PRB-SP) no restaurante Bar do Alemão, situado à beira do Lago Paranoá em região nobre de Brasília.

A força-tarefa da Operação Lava Jato, que investiga o esquema montado por youssef e Paulo Roberto Costa, quer saber agora quem foram os destinatários finais do dinheiro recebido por Assad. Os investigadores querem saber agora quem foram os destinatários finais. Enquanto bandidos de colarinho branco e políticos desonestos, empresários surripiadores do dinheiro público crescem e dão um trabalho imenso para a Polícia Federal a miséria no Brasil no Brasil aumenta em gênero, número e grau. O mais hilariante de tudo é que o molusco, o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva e a presidente Dilma Rousseff afirmam que de nada sabiam. A Justiça brasileira deveria fazer uma varredura nas prestações de contas do governo Lula e Dilma Rousseff, pois queremos e almejamos transparência em tudo. Pense nisso!

ANTONIO PAIVA RODRIGUES- MEMBRO DA ACI- DA ACE- DA UBT- DA AOUVIRCE E DA ALOMERCE E JORNALISTA PROFISSIONAL

Paivinhajornalista
Enviado por Paivinhajornalista em 19/11/2014
Código do texto: T5041531
Classificação de conteúdo: seguro