Leitores são sementes

Nós, leitores, somos egoístas.

Ansiosa para terminar de ler, entrei no ônibus e não dei aquela olhada geral como de costume, para ver se tinha algum conhecido. Fui logo me sentando na primeira poltrona vazia, os dois assentos estavam vazios. Antes de entrar, ensaiei um olhar triste e sério, e foi isso que fiz. Enfim, só para degustar a leitura. Era filosofia.

A cada parada o coração batia forte, tinha medo de que se sentasse alguém ao meu lado e atrapalhasse o meu momento. E foi assim toda a viagem, revezamento entre o interior e o exterior.

Por isso somos egoístas, queremos o momento só para nós, não repartimos, não compartilhamos, não nos socializamos. Não praticamos tudo o que aprendemos no jardim de infância que, ali, só ali foi em vão.

Mas ler nos faz crescer por dentro, nos traz um pensar racional e emocional. Nos faz levantar a bandeira branca para nós mesmos.

A dicotomia permanecerá, leitores egoístas e almas melhores. Fico com o exemplo da natureza: a semente, para interagir com o meio primeiro se nutre, se prepara, se fortalece, e depois consegue, forte como nunca, enfrentar os obstáculos da vida. Leitores são sementes!

Barbara Freitas
Enviado por Barbara Freitas em 17/11/2014
Código do texto: T5037916
Classificação de conteúdo: seguro