NASCER IGNORANTE...EDUCAR-SE.

"Os homens nascem ignorantes, não estúpidos. Para torná-los estúpidos são necessários anos e anos de educação". Bertrand Russel.

A contraditória Clarice Lispector introverte-se em paradoxo, sic: ““Eu nem entendo mais aquilo que entendo. Pois estou infinitamente maior que eu mesma, assim não me alcanço.” E conclui : “Não se preocupe em entender. Viver ultrapassa qualquer entendimento.” Será?

Há uma indiferença para educar-se, em todos os sentidos. É uma razão que brota do conforto de passar pelo mundo sem conhecê-lo minimamente. Me pergunto por vezes o sentido da heterogeneidade. Surge difícil para explicar a cegueira que conforta.

Os extremos se tocam? Onde está a maior realidade?

Anos e anos que ultrapassam qualquer entendimento, de tudo, por viver. Ou acabamos “estúpidos” por força da educação? Não creio nessa descrença.

Parece que a humanidade é “estúpida”, coisas simples como comer não foram resolvidas, milhares e milhares morrem de fome, e muitos e muitos morrem sem nada perceberem do que passaram. É tão confortável ignorar?

Na Somália, de um terço a morrer de fome, se caminha com desenvoltura para chegar à metade da população. No Brasil das bolsas 13.6 milhões passam fome. Fome, a guerra pela proteína.

Leitura é enigma, nada se sabe desses números, cantam-se cantos diletantes de caridade e amor sem conhecer o desamor e suas fronteiras, ou por sua extinção pugnar, grave e seriamente. Na internet salta aos olhos a disfunção de apreensão e desconhecimento da grande ordem humana necessária. Como viver nessa desordem de caminhar no vazio? Se tão pouco se pode explicar educando-se, viver nessa planície do nada é caminhar sem chão. Fome e deseducação andam juntas.

E nada tem êxito para resolver o problema do homem de viver distante das necessidades primárias e saciá-las, todas, emocionais e materiais. Definitivamente não foram resolvidas. Penso que não serão nem minimamente. Dessa desordem surgem os salvacionistas tiranos que sempre mentiram ao coletivo em favor pessoal, pois ficam na história de alguma forma, mesmo pardacentamente.

Os déspotas como Fidel Castro tem a mesa igual aos nacionais de Cuba ou comem lagostas doces, que ele diz vender para comprar leite para as crianças, que pedem café da manhã, almoço e jantar, por comerem insuficientemente?

E Bertrand Russel perguntou faz tempo: quem criou Deus? Pode-se responder, Deus, um indispensável e necessário Primeiro-Movimento.

Certa feita, Buda, em suas incursões a buscar a verdade, o “Darma”, foi interpelado por um ouvinte, sentindo estar diante de um homem diferente do comum, perguntando-lhe: Você é um Deus? Buda silenciou. É um demônio? Continuou em silêncio. É um homem? E o Buda respondeu: Não. Quem é você, então? E o Buda respondeu: Eu estou acordado.

Isto significa um “novo estado de consciência”.

É preciso estar acordado......e observar, ao menos.

Celso Panza
Enviado por Celso Panza em 12/11/2014
Reeditado em 13/11/2014
Código do texto: T5032262
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.