UMA GRANDE LIÇÃO DE VIDA

Normalmente em situações adversas a CALMA perde a luta contra o ESTRESSE, a IGNORÂNCIA, a PRESSA e outros sentimentos não tão inteligentes, porém num belo dia a coisa se inverteu.

Antes mesmo que o supermercado abrisse lá estava eu esperando para comprar bolo, refrigerante e outros produtos para uma festinha, já eram quase 8h00. O grande problema é que eu já deveria estar trabalhando neste mesmo horário.

Normalmente fazemos uma homenagem para o aniversariante na escola em que trabalho. Dessa vez acabei ficando com a incumbência de comprar tudo, então, lá estava eu plantado naquele pátio esperando que as portas se abrissem.

Finalmente às 8h30 as portas se abrem, a essa altura dezenas de pessoas esperavam também, por essa razão tentei comprar tudo rapidamente para não enfrentar filas no caixa, mas acabei demorando um pouco, e pronto, já estava instalada a bendita fila.

Corri para o caixa rápido onde uma placa alertava: “Máximo 10 produtos”. Porém, uma Senhora de Cabelos Vermelhos que estava à minha frente havia comprado pelo menos o triplo dessa quantidade, fiquei pensando como ela conseguiu ser tão rápida, e obviamente, me remoendo de raiva.

Enquanto ela passava os produtos lentamente, sorria e conversava com a operadora de caixa, o que tornava o processo ainda mais lento. A essa altura eu me segurava para não falar uma besteira.

Ao final, enquanto ela guardava as sacolas no carrinho, não me contive e falei com um tom áspero para a operadora do caixa:

- Essa placa com limite de 10 produtos não está mais em vigor?

Foi então que a Senhora do Cabelo Vermelho voltou-se para mim e disse com uma voz suave:

- Moço! Não brigue com a moça do caixa, pois a culpa foi toda minha, não percebi a placa e fui entrando nessa fila, sinto muito por ter atrasado o senhor, não foi minha intenção prejudicá-lo e espero que meu ato não traga maiores problemas para o seu dia...

A essa altura senti que estava encolhendo, como nos desenhos animados, mas ela ainda continuava com uma sinceridade incrível:

...- Percebo que o senhor está um pouco irritado, mas tente me perdoar, e se houver uma forma de reparar o transtorno que causei ao senhor pode falar que a farei, pois é muito triste começar um dia de uma forma ruim.

Dei um sorriso amarelo e disse que não havia problema nenhum, então ela se despediu com a mesma voz calma, enquanto eu só pensava em sumir daquele lugar, dessa vez não pela pressa, e sim, pela vergonha.

Passei o dia refletindo, como eu poderia ter encarado aquela situação de forma diferente, se, por exemplo, ao invés de ficar na fila apenas torcendo para que ela andasse rapidamente eu aproveitasse aqueles minutos para pensar em algum ente querido, ou quem sabe, criar um poema, ou talvez, conversar com alguém na fila, e porque não fazer uma oração? Enfim, existem tantas opções, mas optei pelo sofrimento da pressa.

E com isso chego a uma conclusão, as únicas finalidades da pressa são: Nos fazer sofrer, sentir raiva, deixar a vida passar sem vivê-la em sua totalidade e ouvir lições de vida das Senhoras de Cabelos Vermelhos.