LADO A E LADO B DA POLÍTICA NACIONAL

2014

MEUS QUERIDOS AMIGOS. O que vou dizer agora é uma perigosa generalização, não para ser aceita como verdade, no entanto pensada como um modelo simplificado e passível de discussão, mas – ainda que com ressalvas – no qual acredito.

TEMOS, SIM, HOJE UM PAÍS DIVIDIDO:

a) De um lado NORDESTINOS; NEGROS; POBRES; MINORIAS DE UM MODO GERAL; GRANDES INTELECTUAIS DE NOSSAS MELHORES UNIVERSIDADES; PESSOAS QUE SABEM QUE O BRASIL AVANÇOU NO CAMPO SOCIAL E ECONÔMICO MESMO DIANTE DE UM MUNDO EM CRISE, mas que precisa continuar avançando, e, que, para isso, precisaremos ter uma REFORMA POLÍTICA urgentemente, que dê mais chance de PODER E REPRESENTATIVIDADE AO POVO.

b) De outro lado GRANDES EMPRESÁRIOS; GRANDES CORPORAÇÕES TRANSNACIONAIS; GRANDES AGRONEGOCIANTES; A GRANDE MÍDIA COMANDADA POR SEIS FAMÍLIAS, E DENTRE ELAS A QUE É DONA DA GLOBO, QUE FOI INSTRUMENTO DA DITADURA MILITAR E A QUE É DONA DA VEJA CALUNIADORA; UMA DIREITA RESSENTIDA ENCABEÇADA PELO PSDB; GENTE QUE É CONTRA OS HOMOSSEXUAIS, QUE ACHA QUE OS NEGROS TEM QUE SE VIRAR, POIS A ESCRAVIDÃO ESTÁ NO PASSADO; GENTE QUE É CONTRA AS LIBERDADES INDIVIDUAIS, MAS QUE QUER ASSEGURADOS PLENOS PODERES PARA A IMPRENSA CORPORATIVA; GENTE QUE ODEIA KARL MARX (OU NÃO SABE QUEM É) E ADMIRA SYLVIO SANTOS E O FALECIDO – PORÉM DE SOMBRA ONIPRESENTE – ROBERTO MARINHO; GENTE QUE ACHA QUE ESSE PAPO DE REFORMA POLÍTICA OU É ALGO ABSOLUTAMENTE SEM IMPORTÂNCIA, POIS NOSSO SISTEMA POLÍTICO É JUSTO, OU PORQUE ACHA QUE ISSO É NADA MAIS NADA MENOS QUE UMA TENTATIVA DE GOLPE DE ESTADO POR PARTE DAS ESQUERDAS; GENTE QUE ACHA QUE A DITADURA MILITAR NO BRASIL NÃO FOI ALGO TÃO RUIM.

E eu pergunto a você, meu amigo: DE QUE LADO VOCÊ ESTÁ???

(Desculpe tantas maiúsculas)