MEU QUERIDO SEMINÁRIO

MEU QUERIDO SEMINÁRIO

"Pode haver terra que não toque

em outra, mas não há homem sem

amigos". -- (provérbio latino - AC)

Definitivamente, os 2 curtos anos que vivi no Seminário Menor São Vicente de Paulo, em Araucária (PR) marcaram para sempre a minha vida. Menino de morro que já fumava aos 4 ou 5 anos, saí do colégio sacro com a noção de que Cultura seria essencial em minha existência. Passei a ler como um tresloucado até coisas das quais não gostava ou pouco entendia... como Filosofia e os imensos romances ingleses -- Charles Dickens, entre outros -- verdadeiro suplício para qualquer um.

Do Seminário há fatos que não gosto de lembrar, como o solitário trabalho na horta, para compensar a sempre crescente dívida de meu pai, que só visitou o Seminário 2 vezes se tanto, levando o passivo escolar "no bico".

Minha mãe apareceu por lá numa tarde qualquer... levei um susto, estava eu todo sujo de terra, do trabalho na bendita horta. Mas, os momentos agradáveis foram muitos, inesquecíveis e as lições (e matérias) aprendidas me ajudaram demais vida a fora. Com pouco estudo, tinha Cultura suficiente para me ombrear a boa parte dos universitários da época... e note-se que o Ensino geral daqueles tempos era bem melhor e com menos livros. Hoje a garotada carrega 10 quilos de livros, cujo conteúdo desconhecem quase por completo. E não estou exagerando...

A recente confraternização de tantos ex-alunos -- afinal, alguém se consagrou sacerdote naquele Colégio?! -- do Seminário Menor em 15 de novembro próximo me possibilita HOMENAGEAR um dos melhores centros de ensino do Brasil dos anos 50/60, isso num tempo em que ser professor era vocação, mais do que profissão. Jamais seremos suficientemente gratos pelo ensino de qualidade ímpar que lá recebemos.

Como não posso estar presente à bela festa, conto com a gentileza dos colegas de sala do 1º e do 2º ano Ginasial (1965 e 66) para que leiam -- em meu nome -- os 2 poemas recém-criados, como modesta homenagem ao Seminário Menor São Vicente de Paulo, hoje extinto.

"NATO" AZEVEDO (escritor e compositor) -- 9/nov. 2014

***********************

MENOR QUE FOI... O MAIOR !

Oh, Senhor, aqui estamos

nesta festa que eterniza

Colégio que foi baliza,

com lições que conservamos.

Não era unanimidade

e, se grande no tamanho,

nos foi -- em tempos antanhos --

MAIOR na finalidade.

Ex-alunos irriquietos

hoje, junto a filhos, netos,

há coisas pra se esquecer !

Se a Vida é duro calvário,

as lições do Seminário

só nos fizeram crescer !

"NATO"AZEVEDO (9/nov. 2014)

(Dedicado ao ex-aluno...

**********************

PARAÍSO MENOR

Eis que, unidos e reunidos,

em torno de São Vicente

voltamos -- e é tanta gente! --

a um local dos mais queridos.

E os momentos bem vividos

no Seminário Menor

lembramos -- em tom maior --

tantos percalços vencidos.

Meu querido SEMINÁRIO,

fui de aluno a operário...

fiz tudo o que foi preciso !

Ao sentir, da Vida, o "inverno"

recordo, saudoso e terno,

meus tempos num paraíso !

"NATO" AZEVEDO (9/nov. 2014)