DESAFIO AOS AVÔS/AVÓS
DESAFIO AOS AVÔS/AVÓS
Entre os muitos textos que escrevo, em exaltação ao amor que sinto pela neta, recebo um comentário do poeta e amigo Jota Garcia, deste Recanto, que textualmente diz :
“ Este teu amor imenso me chamou a atenção para uma lacuna na nossa língua. Posso estar errado por desinformação, se não vejamos : temos MATERNAL, FILIAL, PATERNAL, FRATERNAL, ETC. Alguém sabe se já existe um vocábulo para definir o amor do avô pelos netos?”
Acrescento aos vocábulos citados, marital, passional, conjugal, carnal, que são amores relativos a sentimentos humanos e também não encontro um, que defina textualmente, o amor pelos netos.
Daí penso, é hora de criá-lo, para êxtase de um monte de avôs/avós por esse mundo afora, que babam incessantemente por essas criaturinhas divinas.
Penso em amor NETAL, mas não me soa bem. Que tal amor NEO NATAL, indicando um novo nascimento, mas creio muito parecido com algo hospitalar. Poderia ser amor BABAL, que avôs/avós tem de sobra, ou quem sabe, VOZAL, mas fica esquisito.
Desisto, ou quem sabe algum avô que me leia possa sugerir
essa definição, eu de minha parte vou continuar com esse amor INCONDICIONAL, IMORTAL, INTEGRAL, MAGISTRAL, MUSICAL, ROSEIRAL, SEMANAL, MENSAL, TRIMESTRAL, SEMESTRAL, ANUAL, SIDERAL, VISCERAL, ANGELICAL, CELESTIAL,
e muito, mas muito mesmo, ESPECIAL.