Onde deu errado?

Onde deu errado? Quando o Brasil deixou de ser um promissor para ser o país em que vivemos hoje em dia? Pensem nos tempos da bossa nova, da garota de Ipanema, época em que os compositores dominavam a língua, e escreviam com maestria, ainda que sobre assuntos tão cotidianos como os de hoje. Da imagem de lúdica de um lugar pacífico berço de inúmeros intelectuais.

Quando a coisa degringolou para o culto da ignorância e da violência? Onde o supérfluo se tornou o necessário, mesmo na ausência do que é realmente fundamental. Em muitos aspectos mudamos, o futebol deixou de ser arte, a sensualidade se tornou vulgaridade, o povo de hospitaleiro passou a aproveitador e violento, as praias de paradisíacas a poluídas, e da música nem se fala.

Será que foi a ditadura com a sua supressão da liberdade? Ou o período pós militar em que tudo que esteve reprimido durante tanto tempo arrebentou, na forma de todas as libertinagens que vemos hoje em dia, e que abrangem desde a política até o nosso cotidiano?

Não sei. Más imagino que seja importante descobrir a resposta para poder voltar atrás, mesmo que com alguma perca de tempo, até o lugar onde tomamos este desvio, para que este país possa enfim retomar o caminho certo.

drsilva
Enviado por drsilva em 07/11/2014
Código do texto: T5026883
Classificação de conteúdo: seguro