O Julgamento de Jesus

                                                    _______§§_____
                   
O perfil e o julgamento do fundador do cristianismo têm sido objeto de constantes estudos, alguns polêmicos.
Para alguns historiadores a exemplo de Mário Betiato,diretor dos cursos da área de teologia da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Jesus era um homem forte, moreno, de 1,82 metro com 80 quilos, de estopim curto, sem meias frase. O oposto da imagem criada pelos cristãos do acidente, que o retrata como frágil e de olhos azuis.
Eis a imagem revelada pelos pesquisadores que têm esmiuçado á vida de Jesus e de toda a Judeia de seu tempo.
Ele foi um grande pregador de Nazaré considerado um homem detentor de um grande carisma irresistível e poderoso na arte de atrair multidões.
Sua prisão ocorreu por motivos políticos. Os romanos se assustaram quando se referiam que ele era o “Salvador”, o “Filho de Deus na Terra.”
Como criminoso político, Jesus ficou sujeito as leis romanas, que determinavam a morte na cruz.
As leis estabeleciam penas específicas para cada tipo de delito e as de crimes político eram aplicadas com muito rigor, particularmente aos que afrontassem a soberania imperial.
Por ocasião do julgamento, Jesus recusou-se adotar uma vertente ideológica em suas pregações. Por essas razões, foi trocado pelo guerrilheiro zelota, Barrabás a pedido do povo, depois de havê-lo saudado na sua entrada triunfal em Jerusalém
Embora favorável a libertação do povo da palestina, Jesus optou por um discurso libertário, porém no campo espiritual. Algo que voltou a ser usado no século 20 pelo líder indiano Mahatma Gandhi, em sua filosofia da “Não Violência.”
Segundo especialista em direito, o mexicano Victor Péres, a sentença a que foi submetida por advogados mexicanos em uma atualização do processo baseado na legislação romana daquele tempo e com os códigos jurídicos do talmude (estudo em hebraico). “ Foi, uma sentença arranjada que salta a vista em qualquer análise jurídica. Pagaram testemunhas e elas se contradisseram.”
O escárnio de Jesus, antes de sua execução, saiu dos porões da prisão onde chibatadas deixaram seu dorso cortado em postas, para as ruas. Um travessão de madeira de peso proporcional ao corpo do condenado,, foi colocado em seus ombros e suas mãos amarradas . o atrito da madeira crua rasgou sua pele, macerou os músculos e chegou aos ossos. Uma dor insuportável, mesmo para um home sadio, muito forte e com apenas 33 anos de idade.
Jesus, depois de cruelmente torturado, seguiu em uma macabra procissão e foi crucificado num poste vertical, que recebeu a travessa que se encontrava em seus ombros.
Um dos personagens mais importantes da história da humanidade continuará sendo alvo de admiração e de respeito por todos aqueles que acreditam no cristianismo.

                                   Do Livro “Crônicas Esparsas” de;

                       Nilson Cardoso de Miranda
                                                  ________§§________
Apesar da retratação do conteúdo bíblico, as questões teóricas passam a ser analisadas. Mas é claro que jamais vamos duvidar da vida de cristo. Pois ele morreu por uma causa. A humanidade.

                                    (Altair Feltz)
Altair Feltz
Enviado por Altair Feltz em 06/11/2014
Código do texto: T5025715
Classificação de conteúdo: seguro