Cagando uma jaca

Há por estas bandas nordestinas uma piada que conta a historieta de um homem que meteu na cabeça estar grávido. A mulher não engravidava, então “engravidou” ele para demonstrar o amor que sentia e para realizar o desejo de ter um filho. Cumpria todas as etapas do pré-natal, via a barriga crescer e passara a acreditar piamente em tudo. Certo dia perguntou ao obstetra como seria a dor de parir. O médico então disse que não teria mesmo como imaginar, mas fez uma comparação: era mais ou menos como cagar uma jaca. Estou falando dessa historieta para usar a expressão cagar uma jaca em contextos diferentes. Estou aos 66 anos de idade e vou dizer do que sei, do que vi, do que ouvi em minha infância e adolescência. Isto é, sei, vi e ouvi muitos cagarem jacas. Mas, como assim? A propósito dessa contenda de gente que odeia o PT, gente que idolatra o Aécio e o PSDB, gente como o “professor” de engenharia que deu um surto racista na Universidade onde ensina, gente que execra o Bolsa Família e tudo o mais que se relacione com pobres tendo alguma coisa, isto inclui ter celulares. E a raiva é mais demonstrada ainda se os beneficiados são, além de pobres, pretos. Isto me faz rever muitas cenas que vi acontecendo lá pelos idos de 60 e 70. Não preciso começar do século XVI, mas dessas décadas que vivenciei. Além de que tantos eram oprimidos, diga-se que aceitavam e até contribuíam. Penso que filhos e netos desses que vi jovens naquelas décadas mencionadas herdaram no DNA a maldição de gostar de ser massa de manobra, escravo, oprimido, humilhado, adorador de ricos, subserviente, bajulador. E por que digo isto? Porque não entendo e jamais entenderei como é que comerciários, feirantes, ambulantes, costureiras, alfaiates, domésticas, professores, alguns advogados e médicos que cagaram uma jaca para conseguir ser o que são, possam hoje posar de coxinhas e escolher como opção de voto um candidato nascido em berço de ouro! Até conheço uma pensionista que criou ódio ao PT porque lhe ensinou um primo coisas horripilantes sobre todo e qualquer ser humano que seja PT, tanto candidato quanto eleitor. Isto é o cúmulo, igual à outra piada em que se fazia a pergunta Qual é o cúmulo do cúmulo? E a resposta era: o cúmulo do cúmulo é quando você passa uma meleca na parede e, justo, nesse momento, encontra outra meleca. Mas, não nos esqueçamos dos caga jacas. Como é um caga jacas? Alguém que faz o maior esforço, um esforço de esticar a veia do pescoço, um esforço de colocar a tripa gaiteira para fora, um esforço de torar a garganta. E como faz tal tipo de esforço? Comendo nada, comprando fiado, pedindo emprestado, aproveitando tudo o que pode, pedindo favor, cometendo pequenos atos corruptos, rebaixando-se aos coxinhas, bajulando famílias coxinhas e até fazendo uma faxininha na casa delas e mais um tantão de melecas. E por que caga tantas jacas? Para o filho estudar em uma escola em que ele é o diferente e fazer de conta que é igual, para se matar de estudar até conseguir ser doutor de qualquer coisa. Eu conheci muitos e muitas caga jacas que atualmente se esqueceram do passado e votam em candidatos que cagam uvas.