Clichês
No ano de 2011 participei de uma oficina literária feita pelo Márcio Ezequiel lá no sebo Monte Cristo objetivando melhorar minha capacidade de escrever textos e conheci ali meus piores inimigos.
Os clichês.
Bem sei o quanto o Márcio me alertava para evitar o encontro com esse destruidor de criatividades e aniquilador de sonhos literários. Dizem por aí que ele sempre aparece em concursos de literatura para fazer novas vítimas geralmente procurando aqueles que não são capazes de ser originais em seus textos. Quando isso acontece, o efeito sobre o aspirante a escritor é fatal provocando desilusões e engavetamentos de idéias bem como seus sonhos de se tornar igual á Martha Medeiros, a Zênia de Leon ou também quem sabe ser que nem aquele escritor famoso, o Jorge Luís Borges.
O problema é que essa batalha é árdua e inglória e muitas vezes tive que fugir da raia para respirar aliviado, porém não tive escolha e voltei á estaca zero, ou seja, ficando novamente cara a cara com os tais dos clichês.
Diga-se de passagem, que estou até saindo muito bem no combate contra essa ameaça literária e imaginei até que iria vencer. Mal sabia eu que as surpresas não haviam terminado.
Resolvi então entrar no covil do inimigo, o “reino dos não-criativos” e lá estava ele sentado em seu trono dourado e debochando das minhas tentativas heróicas de derrotá-lo.
Tentei dar um pontapé inicial nele, mas não consegui. Trocar farpas com ele, nem sonhando. Seria chover no molhado.
Então resolvi pesquisar mais sobre o clichê descobrindo finalmente seu ponto fraco. Ele não agüenta originalidade e resolvi explorar essa sua fraqueza para derrotá-lo.
Desliguei então meu piloto automático e o derrotei através das palavras vindas da minha própria originalidade.
E enfim saí daquele reino pensando com meus botões que há males que vem pra bem.
Pra terminar essa clichezenta crônica com chave de ouro, aconselho aqueles que querem se tornar escritores que fujam desses clichês como um time de futebol foge do rebaixamento a fim de evitar ser a bola da vez rumo a Série B da literatura.
Só assim e apenas assim vocês darão um importante passo para se tornarem bons escritores.