TODO CUIDADO É POUCO EM SE EXPRESSAR

Segunda-Feira, 3 de Novembro de 2014

TODO CUIDADO É POUCO EM SE EXPRESSAR

Nesses nossos dias modernos, é bom se tomar cuidado com o que, e como se fala. Porque com o advento do tal de "politicamente correto", uma simples palavra pode ser mal interpretada, ensejando, por exemplo, o tal de preconceito.

De maneiras que, com tal propriedade, é muito comum discussões entre alguns, quando da aplicação de certos termos em conversas, mesmo triviais. A cor preta, por exemplo, é uma palavra que carrega uma gama de situações, não se admitindo-a em muitas circunstâncias hoje em dia.

Assim é que uma expressão antiga que dizia: "Amanhã é dia de branco!", foi terrivelmente deturpada pelas pessoas (ou por algumas delas), interpretando-a como discriminação às pessoas de cor preta.

No entanto, existe duas ou três explicações e/ou justificativas sobre essa frase, que derruba a ideia de preconceito contra aquelas pessoas.

A primeira significação dessa frase está relacionada aos marinheiros. Isto porque quando se dava o dia de Segunda-Feira, o quartel inteiro só poderia entrar nas instalações dessa corporação com o uniforme branco. Daí a expressão "Amanhã é dia de branco".

Mas há também uma relação envolvendo dinheiro. Isto porque num passado recente, uma nota de mil cruzeiros tinha a efigie do Barão do Rio Branco. Daí a ideia de que se ia ganhar dinheiro no início da jornada de trabalho (Segunda-Feira).

Também havia uma outra situação para justificar tal afirmação. É que na Segunda-Feira, era o dia de se lavar as roupas de cama, que naquelas épocas eram da cor branca. Por isso o uso daquela expressão.

Enfim, os conceitos e expressões verbais usados em passados remotos e recentes, hoje em dia sofreram uma alteração profunda. De modo que se algum deles for empregado hoje, a coisa pode pegar para aquele ou aqueles que os usarem e/ou fizerem.

Ou seja: Todo cuidado é pouco ao se expressar, nos dias atuais.

Aloisio Rocha de Almeida
Enviado por Aloisio Rocha de Almeida em 03/11/2014
Código do texto: T5021289
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2014. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.